Hospital da UFMS lidera avaliações no país em 2025
Unidade vinculada à universidade do MS alcança destaque contínuo
Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) obteve a primeira colocação entre os órgãos do Poder Executivo Federal com maior volume de registros positivos, conforme dados do painel "Resolveu?", da Controladoria-Geral da União (CGU).
O levantamento considera manifestações encaminhadas por cidadãos ao longo de 2025 e posicionou a unidade entre as mais bem avaliadas no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo do ano, foram contabilizados 2.094 elogios na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, o Fala.BR.
As manifestações corresponderam a 60,13% do total de registros feitos entre janeiro e dezembro do ano passado, incluindo solicitações, reclamações, sugestões e denúncias encaminhadas à administração pública federal.
O desempenho repetiu resultados alcançados em 2021, 2022 e 2024 e está relacionado às ações conduzidas pela Ouvidoria do Humap-UFMS/Ebserh.
Entre as iniciativas adotadas estiveram atividades presenciais realizadas durante mutirões de atendimento e entrevistas da Pesquisa de Satisfação do Usuário, instrumento aplicado de forma contínua junto a pacientes, acompanhantes e familiares.
A pesquisa ocorreu entre janeiro e dezembro de 2025 e permitiu a coleta direta de avaliações sobre serviços e procedimentos oferecidos pela instituição.
Os registros obtidos nesses contatos foram incorporados ao sistema oficial da CGU, ampliando a participação dos usuários no acompanhamento das políticas públicas de saúde.
Além dessas práticas, a Ouvidoria implementou, no mesmo ano, a busca ativa institucional.
A estratégia envolveu a distribuição de cartões para que profissionais e gestores pudessem registrar reconhecimentos internos.
Posteriormente, o material foi recolhido e inserido no Fala.BR pela equipe responsável, seguindo os critérios estabelecidos pela CGU. Os dados consolidados indicam o fortalecimento de canais de diálogo entre a unidade hospitalar e a sociedade.
A participação social, prevista nas diretrizes do SUS, é apontada como elemento relevante para o aperfeiçoamento de rotinas, fluxos de atendimento e organização dos serviços ofertados à população atendida no estado.
A Ebserh é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e também é administradora de 45 hospitais universitários federais em todo o país.
As unidades atendem usuários do SUS, apoiam a formação acadêmica na área da saúde e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e inovação em parceria com universidades federais.
