Governo federal fará ação no Sol Nascente
Evento inaugura programa nacional que leva políticas públicas e escuta ativa
A 1ª edição do Governo do Brasil na Rua chega ao Sol Nascente no próximo sábado (13). A região administrativa foi escolhida como o local pioneiro para receber a ação, que levará diversos programas dos ministérios e instituições federais. A iniciativa ocorre das 9h às 17h, em frente à Feira do Produtor.
Em entrevista ao Correio da Manhã, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, afirma que o projeto tem como objetivo percorrer todo o país.
“O governo do Brasil na Rua vai passar por todos os estados do país, levando as iniciativas do governo federal para perto do povo, para o seu território. O objetivo é levar os serviços para a ponta”, declara.
Segundo Boulos, a população terá acesso direto a uma série de serviços que estarão instalados em carretas que ocuparão as ruas da cidade.
“Vai estar lá a Caixa Econômica Federal, com a possibilidade de negociar crédito para reforma da casa das pessoas e renegociar dívidas. Também vai estar a carreta do Sinpatinhas, garantindo o cadastro de animais, que é um programa do governo Lula. A carreta do MEC estará fazendo inscrição para o Pé de Meia. A carreta da Saúde do Ministério da Saúde contará com especialistas para atender a população. A Carreta Digital levará cursos voltados para estudantes de baixa renda em robótica, montagem de PC Gamer e outros PCs, além de manutenção de celulares e outras orientações. São nove ministérios do presidente Lula envolvidos”, exemplifica.
A Portaria SG/PR nº 203, de 7 de novembro de 2025, institui o programa. Segundo o documento, a ação prevê escuta ativa, diagnóstico situacional, diálogo com a população e divulgação das políticas públicas, orientado por princípios como equidade territorial, transversalidade e promoção da cidadania.
Sol Nascente
O ministro destaca ainda que a escolha do Sol Nascente como ponto inaugural da programação não foi por acaso.
“Nós decidimos começar no Sol Nascente por uma questão muito simbólica. Brasília é a capital do Brasil e as pessoas conhecem muitas vezes só a Esplanada dos Ministérios, os palácios, o Congresso, o Plano Piloto. Mas Brasília tem uma das maiores comunidades populares do Brasil, que é o Sol Nascente. Então, levar os programas do governo Lula e escutar a população do Sol Nascente é muito simbólico, é importante”, afirma.
A Secretaria informa que o atendimento é aberto a toda a população e não precisa de agendamento prévio, exceto para as perícias do INSS, que terão os detalhes divulgados em breve.
