PM de Goiás tem projeto pioneiro para adestrar cães

Por

A Polícia Militar de Goiás (PMGO), por meio do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), desenvolveu um projeto social inédito que une capacitação técnica, responsabilidade social e bem-estar animal.

A iniciativa contemplou o adestramento e a adoção responsável de 18 cães adultos resgatados em diferentes pontos de Goiânia, entre eles o Araguaia Shopping, o Terminal Rodoviário, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Abrigo dos Animais Refugados.

O projeto integra o 2º Curso de Cinotecnia e Operações com Cães da PMGO e tem como objetivo proporcionar aos policiais militares o aprimoramento prático em técnicas de adestramento. Ao mesmo tempo, contribui para a reabilitação e reintegração social de cães em situação de vulnerabilidade.

Adoção

Para celebrar a conclusão da iniciativa, será realizado o Evento de Adoção de Cães Adestrados, no estacionamento do Araguaia Shopping, dia 13 de dezembro, a partir das 9 horas, quando os animais, já socializados e treinados em obediência básica, estarão disponíveis para adoção responsável.

No dia do evento, policiais do BPCães estarão presentes para repassar aos novos tutores os comandos de obediência aprendidos pelos cães durante o curso, a fim de que as famílias continuem com o treinamento em casa.

A ação foi viabilizada em parceria com o Araguaia Shopping, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Goiânia, a UPAVET, a Universidade Federal de Goiás (UFG) - por meio do grupo @doguinhos_ufg, o Abrigo dos Animais Refugados e a Raguife Rações.

Durante o curso, os cães receberam tratamento veterinário completo, incluindo castração, vermifugação, desparasitação, microchipagem e carteira de identidade animal.

O adestramento foi conduzido com metodologia positiva, utilizando técnicas baseadas em condicionamento clássico e operante, voltadas ao desenvolvimento de obediência, equilíbrio comportamental e socialização.