DF inicia programação de Natal
Detran-DF e PMDF avisam sobre alterações no trânsito durante a temporada
A Esplanada dos Ministérios se tornou palco, e segue até 4 de janeiro, do ‘Nosso Natal 2025’, circuito natalino gratuito promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com apoio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais e execução do Instituto Missão Hoje. O evento reúne atrações culturais, recreativas e gastronômicas voltadas para todas as idades.
Segundo o GDF, o investimento público foi de R$ 15 milhões, com estimativa de impacto e retorno econômico de R$ 45 milhões, incluindo a geração de 5.492 empregos diretos e 3.500 indiretos. O evento também envolve pequenos negócios e empreendedores locais, priorizando iniciativas familiares e lideradas por mulheres.
O espaço de 64,6 mil metros quadrados inclui uma árvore de Natal com mais 30 metros, Vila dos Doces, Vila dos Elfos, teatro infantil, pista de patinação, palco principal de 800 metros quadrados e praça de alimentação de 5 mil metros quadrados, com opções de preço social.
A programação contempla 78 apresentações lúdicas, 26 espetáculos teatrais, 26 shows musicais, 26 performances de DJs, 78 oficinas criativas e 26 aparições de personagens temáticos. Entre as atrações estão uma pista de patinação no gelo, roda-gigante de 22 metros com cabine adaptada, carrossel, trenzinho, Casa do Papai Noel com libras e audiodescrição, teatro infantil gratuito e oficinas criativas.
Trânsito e segurança
Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante o evento, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Militar do DF (PMDF) realizam intervenções nas vias S1 e N1. As ações ocorrem de 8 a 14 e de 22 a 28 de dezembro, das 17h às 23h, horários de maior circulação de público.
As medidas incluem sinalização especial de travessias de pedestres próximas ao Museu da República e na altura da Praça da Cidadania, além de faixas isoladas para estacionamento de veículos. Cones impedem estacionamento irregular na via S1, em frente ao Complexo Cultural da República. Veículos de transporte por aplicativo e táxis são orientados a utilizar o estacionamento próximo ao Sesi Lab.
Agentes de trânsito atuam em pontos fixos e em patrulhamento, auxiliando na travessia de pedestres e orientando motoristas. Painéis eletrônicos de mensagens alertam sobre alterações e indicam rotas alternativas. O esquema foi planejado para reduzir riscos de acidentes e organizar o fluxo de veículos e pedestres em horários de maior movimento, especialmente nos dias de shows e atrações especiais.
O espaço não funcionará no dia 24 de dezembro e 31 de dezembro.