Outubro com menos homicídios em Goiás

Por

Goiás registrou em outubro de 2025 o menor número de homicídios desde o início da série histórica, em 2016, conforme divulgado pela Agência Cora Coralina de notícias.

Foram 57 casos, de acordo com dados do Observatório da Secretaria da Segurança Pública contabilizados até a última segunda-feira (3). O número representa redução de 77,7% em relação a outubro de 2016, quando foram contabilizados 256 homicídios, o maior índice mensal já registrado no estado.

Os indicadores mostram que, até 2018, o estado acumulava recordes de mortes violentas. Em 2016, houve 246 ocorrências em abril e 235 em dezembro, totalizando 2.019 casos no ano. Em 2017, Goiás atingiu o maior número anual da série, com 2.272 vítimas.

Esses dados, segundo a Agência Cora, demonstram um cenário de alta criminalidade que persistiu até o fim da década passada. A partir de 2019, o cenário começou a mudar.

O governo estadual iniciou uma reformulação na política de segurança, com ampliação de investimentos, reestruturação do sistema prisional e abertura de concursos públicos para todas as forças policiais.

Também houve reforço no número de agentes, renovação de equipamentos e valorização das carreiras da área. Essas medidas contribuíram para uma queda contínua dos índices.

Em 2024, o estado atingiu o menor total anual já registrado, com 960 homicídios. O resultado consolidou uma tendência de redução progressiva, observada desde a adoção das novas estratégias de gestão.

Ainda segundo a Agência Cora, os dados utilizados são do sistema Qlik Sense, da Rede de Análise Integrada. A metodologia considera também os casos de feminicídio no total de homicídios, conforme o padrão oficial adotado pela Secretaria da Segurança Pública.