Novo corredor de ônibus em breve
Quatro viadutos já foram liberados para o trânsito na Epig
A liberação de quatro novos viadutos na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) acelera as obras para a conclusão do corredor exclusivo de ônibus na via. Em 18 meses, o Governo do Distrito Federal (GDF) já liberou para o trânsito os viadutos Trecho 1, Trecho 2, Sudoeste e, mais recentemente, Trecho 5, ampliando o acesso e garantindo mais segurança e fluidez para motoristas, ciclistas e pedestres.
Com investimento de R$ 160 milhões, o projeto está transformando a região central de Brasília, com a construção de novas vias, corredores de ônibus, ciclovias, passarelas e passagens subterrâneas para pedestres. A parte viária no sentido Eixo Monumental está praticamente concluída, e o cronograma segue em dia.
A previsão da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) é entregar todo o viário nos primeiros meses de 2026, e a totalidade da obra até abril do ano que vem.
O Trecho 1 faz a ligação entre a Epig e o Setor Policial Sul. O Trecho 2 une Octogonal, Sudoeste e Epig.
O Trecho 4 concentra os serviços mais desafiadores da obra. Ali serão erguidos dois novos viadutos e três passagens subterrâneas de pedestres. As fundações dessas estruturas já estão concluídas, e o trabalho atual se concentra na substituição do asfalto por concreto, etapa essencial para garantir maior durabilidade e resistência ao tráfego intenso de veículos e ônibus articulados.
No Trecho 5, os serviços avançam em várias frentes. O pavimento asfáltico foi totalmente substituído nos dois sentidos da via, em frente ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Paralelamente, segue em andamento a construção do corredor exclusivo de ônibus no canteiro central, além da pavimentação da via que vai ligar o novo viaduto ao corredor de transporte público. A escavação do viaduto também já está concluída.
Com informações da Agência Brasília