Brasília continua no escuro

Segundo órgãos responsáveis, roubo de cabos está deixando a capital sem luz

Por Thamiris de Azevedo

O roubo de cabos é um grave problema no DF

O Correio da Manhã denunciou o problema de iluminação pública na capital, em abril deste ano. Na ocasião, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), afirmou ao jornal que o problema estava ocorrendo em decorrência de roubo de cabos na capital. Seis meses depois, porém, o problema continua. Diversos postes instalados nas ruas do Distrito Federal continuam apagados. Procurada pela reportagem, a CEB afirma que os roubos continuam frequentes e que, até o início de setembro, foram contabilizados 67 km de cabos furtados neste ano, com prejuízo estimado em R$ 1,4 milhão.

Em nota, a CEB destaca que não detém poder de polícia e, por isso, não tem como reprimir ou coibir a ocorrência de furtos, sendo essa, declara o órgão, uma atribuição das forças de segurança do DF.

SSP

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que está direcionando investimentos para a capacitação das forças de segurança para melhorar equipamentos utilizados e adotar tecnologias avançadas para otimizar o trabalho policial. Segundo a pasta, relatórios semanais estão sendo compartilhados com as forças de segurança, apontando as chamadas “manchas criminais”, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência dos crimes.

A SSP informa que a Polícia Militar tem realizado diversos flagrantes com base em denúncias feitas pela população. O órgão orienta que, ao perceberem pessoas com comportamento suspeito em locais isolados, os moradores devem acionar imediatamente o número 190.

“Em 2024 e 2025, a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais da Polícia Civil deflagrou a Operação ‘Power Cut’, que desmantelou grupo criminoso dedicado ao furto de cabos. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de valores vinculados ao esquema ilícito. Outro exemplo ocorreu em abril deste ano, quando a 4ª Delegacia de Polícia apreendeu meia tonelada de fios de cobre em um ferro-velho na QE 40 do Guará. Dois homens foram presos em flagrante pelo crime de receptação qualificada”, diz em nota.

Já a Neoenergia informa que registrou 321 ocorrências de furto de cabos de energia entre janeiro e setembro, o que representa um aumento de 62,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa relata que, diante da escalada do problema, a empresa intensificou rondas com equipes de segurança privada em todo o Distrito Federal e passou a enviar relatórios detalhados para apoiar o trabalho da inteligência das forças de segurança pública.