Um avião pousado em Taguatinga

Aeronave estacionada há anos no centro da Região Administrativa ganhará reforma

Por Rudolfo Lago -BSB

Equipe de estética automotiva reformará o avião

O Boeing 767-200, famoso e misterioso avião estacionado há mais de uma década no centro da Região Administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal, terá um novo visual.

Ao Correio da Manhã, foi anunciado que, durante os dias 19 a 21 de setembro, uma equipe voluntária composta por dez profissionais de estética automotiva vindos de diferentes regiões do país, escolhidos pela empresa AutoTek, irão reformar o avião em uma iniciativa que estão chamando de “Legado do Brilho”.

O proprietário do avião, Leonardo Tinen, contou à reportagem como ele foi parar no centro de Taguatinga.

“A aeronave chegou como parte de um projeto familiar. Nós trabalhamos no ramo de floricultura e imobiliário, e vimos no Boeing a chance de criar algo diferente, que se destacasse. Ele foi transportado em partes e remontado ali, em um espaço que já é frequentado pela comunidade. O Boeing já faz parte do imaginário de Taguatinga e se tornou um ponto de referência na região”, relata.

Há alguns anos, o avião foi cogitado para ser transformado em um restaurante, mas a ideia nunca saiu do papel. “Não encontramos uma parceria sólida”, explica Tinen. “Preferimos esperar a hora certa, em vez de arriscar algo mal estruturado”.

Projeto

O CEO da AutoTek, Ricardo Farias, explicou como será o projeto de restauração. “A proposta vai muito além da limpeza da fuselagem. Estamos trazendo dez profissionais de estética automotiva de diferentes regiões do Brasil para aplicar técnicas que normalmente são usadas em veículos, mas agora em um avião. Essa é a grande inovação: transformar um desafio único em vitrine para mostrar a capacidade criativa e técnica desses profissionais”, afirma.

“O avião é um marco visual e cultural para a cidade, desperta curiosidade e atrai histórias. Com a revitalização, o impacto tende a ser ainda mais positivo, pois passa a simbolizar não apenas a memória de uma época, mas também inovação, oportunidade e novos usos para o espaço urbano. Revitalizá-lo significa resgatar essa memória e devolver o brilho a um ícone urbano. Para nós, é também uma forma de valorizar os profissionais que atuam no setor, oferecendo a eles a oportunidade de mostrar seu trabalho em um palco inédito”, avalia.

Entre os destaques da ação está Iago Custódio, mais conhecido como o “Lavador de Placas”. O gaúcho ganhou notoriedade após publicar um vídeo despretensioso lavando placas de trânsito em Nonoai (RS).