Pequeno gênio homenageado na CLDF
Fórmula desenvolvida pela criança agiliza cálculos de geometria
O brasiliense Rafael Kessler Ferreira, de apenas 11 de anos, recebeu uma Moção de Louvor, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), pela criação da fórmula matemática chamada de “fórmula Kessler”.
A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, Gabriel Magno (PT). O Correio da Manhã conversou com a criança.
“Eu me sinto muito honrado e feliz por saber que a Câmara reconheceu a criação de uma criança. Isso é só o início e espero ter a oportunidade de ser acompanhado por profissionais que possam me ajudar a crescer e avançar cada vez mais. Hoje eu ainda não tenho nenhum mentor, aprendo e crio tudo sozinho, mas gostaria muito de ter”, diz.
Kessler conta que desde pequeno gosta de cálculos. “Me encantei principalmente por valores muito grandes e pelo conceito do infinito. Aprendi os nomes dos algarismos mais extensos e até comecei a criar denominações próprias para aqueles que ainda não existiam”, compartilha.
A mãe do pequeno gênio, Robertha Oliveira, conta que Rafael começou a demonstrar, desde cedo, facilidade tanto com números quanto com raciocínios matemáticos mais complexos. Rafael é superdotado.
“Ele se dedica à música, programação, artes, leitura e até à criação de idiomas próprios. Atualmente, está bastante focado no estudo em linguagens de programação. Algumas professoras já haviam destacado sua aptidão, mas foi em casa, com liberdade para explorar, que ele realmente revelou a dimensão de suas habilidades”, revela.
Ela conta que o menino desenvolveu o raciocínio durante uma prova nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP).
“Ele estava em uma aula on-line resolvendo a prova quando percebeu um caminho mais rápido para chegar à resposta. Mostrou ao pai o raciocínio, que se aplicava a uma malha quadrada. Na mesma hora, o pai o desafiou perguntando como seria no caso de um retângulo. Foi exatamente nesse momento que o Rafael generalizou a ideia, criando a ‘Fórmula de Kessler’ ainda no mesmo dia”, afirma.
Fórmula
Rafael explica para ao Correio da Manhã como que ele chegou nessa conclusão.
“A Fórmula de Kessler resolve problemas de contagem em grades de quadradinhos feitos com palitos. Normalmente, seria preciso calcular caso a caso, mas com a fórmula é possível chegar ao resultado de forma direta e rápida. Por exemplo, na questão da OBMEP que pedia o total de palitos para um quadriculado 5×5, ela chega corretamente ao número 60. Também funciona em situações mais gerais, como em grades retangulares “, esclarece.