Ministério da Cultura anuncia três CEUs no DF
Espaços integram educação, cultura e atividades físicas em um mesmo espaço
O Ministério da Cultura (Minic) anunciou os primeiros ‘CEUs da Cultura’ do DF, nas Regiões Administrativas de São Sebastião, Paranoá e Varjão. Os centros culturais vão conter equipamentos em espaços unificados propícios, principalmente, para exercícios de expressão corporal, atividade física, arte, educação, trabalho, renda e meio ambiente.
O projeto integra o Programa Territórios da Cultura e recebe investimento de R$ 2,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (novo PAC). Cada polo terá entre 300 m² e 500 m², com arquitetura modular composta por um Núcleo Básico e módulos eletivos definidos pela comunidade. O Núcleo inclui biblioteca, incubadora cultural/coworking, sala multiuso, estúdio de gravação, canto da leitura, banheiros, administração e cantina comunitária.
Em resposta à reportagem, o Ministério informa que a obra tem previsão de conclusão em até 12 meses após seu início. No entanto, o cronograma depende de trâmites operacionais e burocráticos sob responsabilidade dos entes contratantes estaduais ou distritais, como a publicação de editais de licitação, assinatura de contratos, emissão da ordem de serviço e eventuais adaptações de projeto.
Além do DF, foram contemplados com os novos centros o Rio Grande do Sul (Gravataí, Sapiranga, Rio Grande e Cachoeira do Sul), Piauí (José de Freitas e Esperantina), Maranhão (Timon e Imperatriz). As demais são para o Amazonas (Humaitá), Amapá (Laranjal do Jari), Pará (São Félix do Xingu) e Rio de Janeiro (Rio das Ostras).
As obras vão se somar às 195 concluídas em março de 2024. Ao todo, 229 CEUs da Cultura serão construídos em todas as regiões do país.
Democratização
Em nota ao Correio da Manhã, a ministra da Cultura, Margareth Menezes destacou a importância de fortalecer a diversidade cultural a partir da democratização do acesso aos bens culturais.
"Quando entregamos um CEU da Cultura, não entregamos apenas uma obra, uma construção, entregamos à população daquela comunidade a oportunidade de exercitar seu contato com a cultura, com a arte, com a expressão artística, e por meio disso, educação e cidadania”, afirma.
Segundo o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF, Gabriel Magno (PT), o projeto é proveniente, também, da articulação da casa com o Minic.
"Os CEUs integram programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, além de políticas de inclusão digital e de prevenção à violência, por meio do Ministério da Cultura", destaca.