Governador do DF envia carta para Trump

Ibaneis destaca ações na área de segurança para contestar informações distorcidas do presidente dos EUA

Por Thamiris de Azevedo

Em carta, Ibaneis rebate números de Trump, mas critica Lula

A declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), feita na última segunda-feira (11), em que classificou Brasília como uma “capital perigosa” e utilizou dados defasados para embasar a afirmação, gerou ampla repercussão. Em resposta, nesta terça-feira (12), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou uma carta a Trump rebatendo as declarações apontadas pelo Republicano.

O documento ressalta que a percepção proferida pelo presidente dos EUA não reflete a realidade brasiliense. Na ocasião, o governador do DF também criticou o governo federal, ressaltando que sua gestão é de centro-direita, enquanto a de Lula seria de esquerda.

“São informações equivocadas, possivelmente decorrentes da atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos da América. No modelo federativo brasileiro, cada estado e o Distrito Federal possui autonomia para estruturar e conduzir sua própria política de segurança pública. Nesse contexto, o Governo do Distrito Federal, por mim conduzido, é de centro-direita, em oposição ao atual Governo Federal, de esquerda”, diz trecho.

A carta cita os programas de segurança pública do DF, destacando Plano de Ação para Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, Mulher Mais Segura, Servidor Mais Seguro, Campo Mais Seguro, Programa Acolhe DF, Hotel Social, benefício emergencial e o Renova-DF, como exemplos de políticas afirmativas.

Ao final, Ibaneis retoma críticas ao governo federal e propõe a abertura de diálogo direto com os Estados Unidos.

“Diferentemente do atual governo federal, acredito no diálogo e na força das relações diplomáticas. Tenho reiterado que o governo federal deve abandonar disputas ideológicas e adotar postura pragmática, abrindo canais produtivos de negociação com os Estados Unidos. Para este governo do Distrito Federal, interesses geopolíticos e comerciais devem estar acima de divergências político partidárias”, afirma.

“Por fim, manifesto com respeito o interesse em fortalecer as pontes políticas e institucionais entre os dois países”, conclui.

Bajulação

Parlamentares de oposição criticaram a carta enviada por Ibaneis. Para o deputado distrital Fábio Félix (Psol-DF), a carta é vergonhosa.

“O governador tenta culpar o governo Lula e a esquerda pelos ataques que o presidente dos EUA fez contra Brasília, em postura que beira a bajulação”, afirma.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também repudia a carta. “Ibaneis, você não precisa prestar contas ao Trump. Precisa prestar contas ao povo do DF. Sua carta foi quase um pedido constrangedor de desculpas a um presidente estrangeiro que atacou a capital do Brasil com mentiras”, critica.