Anvisa visita Hospital de Base para estudo

Por

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estiveram no Hospital de Base do Distrito Federal na quinta-feira (31) para acompanhar os resultados do projeto nacional de prevenção e controle de infecções.

O hospital foi selecionado em 2023 para integrar o estudo, desenvolvido em parceria com a Fiocruz, Ministério da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Centro de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. As ações foram aplicadas na UTI do trauma e na clínica de hematologia.

Os dados mostram que a adesão à higiene das mãos passou de 48% para 70% na UTI e de 49% para 76% na hematologia. Já a adesão às precauções de contato aumentou de 62% para 70% na UTI e de 67% para 82% na hematologia.

Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), a ação reduz infecções hospitalares e o uso inadequado de antibióticos, maior causa do avanço das bactérias resistentes.