DF: 15 mil mulheres atendidas em projeto
O projeto Restaurando Sorrisos realizou mais de 15 mil procedimentos odontológicos em mulheres do Distrito Federal entre março e julho de 2025
A iniciativa, criada para atender vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de vulnerabilidade, é parte do programa Saúde Mais Perto do Cidadão, coordenado pelo governo do DF (GDF) em parceria com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde).
No primeiro semestre, 1,7 mil mulheres foram contempladas. O investimento é de R$ 8 milhões, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Rafael Prudente.
O projeto oferece tratamentos gratuitos. Foram feitos atendimentos como limpeza dentária, aplicação de flúor, ações educativas, controle de placa bacteriana, tratamento de canal, colocação de próteses, restaurações, blocos, além de procedimentos para aumento de coroa e pinos.
De março a julho, foram somados 15,9 mil atendimentos.
A expectativa é que até o fim do ano sejam alcançadas 7 mil mulheres e realizados cerca de 19 mil procedimentos. As equipes já passaram por Paranoá, Itapoã e Sobradinho.
No Paranoá, foram registrados 750 atendimentos e 4 mil procedimentos. Em Itapoã, o número chegou a pouco mais de 1 mil atendimentos e 7,9 mil procedimentos. Atualmente, o projeto está em Sobradinho e seguirá para Planaltina.
O objetivo é ampliar o acesso à saúde bucal, garantindo que mulheres em situação de risco tenham oportunidade de recuperar a dentição e melhorar a qualidade de vida.
Para participar, é necessário morar no DF, estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e apresentar documentos e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).