UnB e FAPDF criam app para dor lombar

Por

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), em uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estão desenvolvendo um aplicativo para auxiliar no autogerenciamento da dor lombar crônica.

A iniciativa conta com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e tem como objetivo propor uma tecnologia viável, baseada em evidências científicas e com potencial de aplicação no sistema público de saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

A FAPDF integra o governo do DF (GDF).

A plataforma oferecerá planos de cuidado individualizados. Após uma avaliação dentro do próprio ambiente virtual, com coleta de dados clínicos por formulário, o usuário receberá orientações específicas.

Entre os recursos disponíveis estão vídeos com exercícios terapêuticos, conteúdos educativos sobre dor e saúde, práticas de bem-estar e ferramentas de monitoramento do progresso.

O aplicativo foi planejado para ser usado com a orientação de profissionais da saúde, como fisioterapeutas e médicos.

De acordo com o que foi divulgado pela FAPDF, a proposta é que a ferramenta complemente o atendimento clínico, ajudando no acompanhamento entre consultas.

Além disso, ainda segundo a FAPDF, o projeto também realizará uma avaliação econômica para verificar a viabilidade financeira da adoção em larga escala. A expectativa é que os dados obtidos contribuam para políticas públicas.

A pesquisa atual evolui de uma ação iniciada ainda na época da pandemia da COVID-19 e conta com apoio de editais governamentais que incentivam a inovação tecnológica que também permitiram modernizar laboratórios e ampliar parcerias acadêmicas.