Projeto goiano é finalista internacional
Goiás foi escolhido como finalista brasileiro do Programa Google Latam AI & Edu Fellowship, iniciativa voltada à aplicação da inteligência artificial na educação. O resultado foi anunciado na segunda-feira (7), após a participação da equipe da Secretaria da Educação estadual no Hackathon promovido pela empresa.
O projeto selecionado, chamado NetEscola , foi reconhecido por sua capacidade de inovar e por apresentar potencial de expansão, além de impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem.
O evento reuniu representantes de várias unidades federativas com o objetivo de desenvolver propostas tecnológicas que atendam às necessidades da comunidade escolar.
O NetEscola oferece uma série de funcionalidades integradas à plataforma Gemini, do Google. A proposta da ferramenta é ajudar na superação de desafios cotidianos enfrentados por educadores e estudantes, como desorganização do tempo, baixa autoestima, desinteresse, falta de concentração e dificuldades no aprendizado.
A solução digital permite que o docente crie planos de estudo individualizados, baseados nos resultados dos alunos e alinhados à Matriz de Habilidades e ao Documento Curricular de Goiás, possibilitando o acompanhamento de metas e gera relatórios para apoio na tomada de decisões pedagógicas.
Entre os recursos disponíveis, a plataforma inclui ainda quizzes produzidos a partir de materiais do programa Revisa Goiás, o que facilita a revisão dos conteúdos. Também há integração com o YouTube, permitindo o uso de vídeos educativos do GoiásTec.
De acordo com a Agência Cora Coralina, o projeto promove uma abordagem mais atrativa, com o uso de recursos já disponíveis, mas organizados de forma personalizada.