Ação conjunta entre as polícias do DF e Bahia

Por

Um homem acusado de matar a companheira no Distrito Federal em 2016 foi preso na Bahia após operação conjunta entre as polícias civis do Distrito Federal (PCDF) e do Estado da Bahia (PCBA). Gilberto Conceição de Assis, de 33 anos, vivia em Senhor do Bonfim (BA) desde o crime e foi capturado na última semana.

O caso foi acompanhado pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF), da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que rastreia autores desse tipo de crime ainda não localizados.

O suspeito estava prestes a entrar no Sistema de Recompensas do DF quando foi detido. A vítima, uma mulher de 48 anos, foi morta dentro de casa na região da Estrutural.

O inquérito, conduzido pela 8ª Delegacia de Polícia, apontou Gilberto como autor.

Ele fugiu após o crime e teve a prisão decretada em 2018, mas continuou foragido até agora. Novas investigações em maio deste ano levaram a um endereço ligado à família do acusado na Bahia.

De acordo com a SSP-DF, a Polícia Civil baiana foi acionada e prendeu o homem, que, segundo relatos, admitiu o crime durante a abordagem.

O Sistema de Recompensas do DF oferece pagamento a quem fornecer dados que levem à prisão de criminosos. Dois casos de feminicídio de 2016 e 2017 estão na lista, com valores de R$ 5 mil por informação útil. Denúncias sobre foragidos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia (197), WhatsApp (61) 98626-1197, e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou em qualquer delegacia da PCDF.

A SSP-DF destacou que o sucesso da operação se deveu à integração de bancos de dados entre os estados, permitindo cruzar informações sobre o paradeiro do acusado.