Ginastas brasilienses vão à Bulgária
Equipe de acrobatas irá disputar duas categorias no campeonato internacional
Uma equipe de seis ginastas do grupo “Agra”, com idade entre 9 e 16 anos, que treina acrobacia no Centro de Iniciação Desportiva (CID) da região administrativa de Sobradinho, irá para um campeonato na Bulgária, o Burgas International Acro Cup. A disputa acontecerá entre 27 de maio e 2 de junho na Arena Burgas Hall, um dos maiores ginásios esportivos do país.
Em entrevista ao Correio da Manhã, uma das treinadoras, Simone Lima, explica que as meninas irão concorrer em duas categorias distintas, sendo que um trio irá concorrer na categoria “Aspire”, para atletas com a idade entre 9 e 15 anos, e o outro trio na parte de “Pré Youth”, destinado às meninas que têm entre 11 e 16 anos.
Rumo às Olímpiadas
A treinadora compartilha que a equipe está se esforçando para chegar às Olímpiadas. Neste caminho, já passou pelo Sul-americano, Pan-americano e o torneio mundial. Segundo a treinadora, de segunda a sábado as atletas se preparam durante quatro horas e meia.
Simone destaca o sentimento de orgulho que está sentindo. “Nós, eu e a treinadora Márcia Janete, estamos muito felizes e orgulhosas das nossas atletas. Elas treinam e se dedicam muito. Ver o crescimento exponente da nossa equipe participando de grandes torneios na Europa nos traz, ainda mais, força e ânimo para continuar nesse projeto social tão maravilhoso. Esperamos conseguir trazer medalhas para nosso país”, afirma.
CID
Com início em 2022, o projeto de Ginástica Acrobática do CID atende semanalmente a mais de 200 estudantes com idades entre 6 e 16 anos. As inscrições são abertas duas vezes por ano, em fevereiro e em julho, acompanhando o retorno às aulas conforme o calendário da rede pública.
À reportagem, o secretário de esportes, Renato Junqueira, ressalta que resultados como esse demonstram o sucesso do programa.
“Ver essas jovens da ginástica acrobática alcançando a oportunidade de competir na Bulgária é motivo de orgulho e demonstra que investir no esporte é acreditar no futuro. O Governo do DF segue comprometido em apoiar o desenvolvimento de talentos em todas as regiões do DF”.