Adeus ao Papa na missa dos 65 anos de Brasília

Homenagem ao Papa comove fiéis na Catedral Metropolitana

Por Por Isabel Dourado

Governador do DF, Ibaneis Rocha, decreta sete dias de luto pela morte do Papa

A celebração religiosa desta segunda-feira (21), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, marcou os 65 anos de Brasília e também a despedida do papa Francisco. Líder da Igreja Católica Romana e primeiro papa argentino, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, dentro de seu apartamento na residência de Santa Marta, na cidade do Vaticano, durante a madrugada. O Vaticano informou que o pontífice sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de sete dias.

Ele lembrou o legado de Francisco. "O papa, nas duas vezes em que eu estive com ele, pediu que nós rezássemos por ele, em sinal de humildade e carinho."

A cerimônia litúrgica contou com a presença de autoridades locais, incluindo o governador e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha. Ambos participaram do ato religioso em homenagem à capital e se juntaram aos fiéis que prestaram tributo ao papa. Durante o evento, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, conduziu os ritos e destacou a importância do líder religioso para a comunidade católica.

O papa Francisco enfrentava problemas de saúde, agravados por um quadro de pneumonia. O líder se dedicou a implementar mudanças significativas no catolicismo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota expressando solidariedade e orações."O Papa Francisco nos inspirou com a força dos gestos simples e com a profundidade de seus ensinamentos. Ele nos ensinou que a verdadeira grandeza da Igreja está em sua capacidade de encontro com as feridas da humanidade", afirmou a CNBB.

O papa Francisco esteve no Brasil em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, falou diretamente aos jovens e incentivou ações de acolhimento e fé. Ao longo de seu pontificado, Francisco ficou conhecido por seu discurso voltado aos mais pobres, migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O clima de comoção marcou a celebração, que uniu lembranças do aniversário da Capital à despedida do líder da Igreja Católica.