Secretaria do Entorno do DF focará no transporte público

Nova pasta busca fortalecer o diálogo e o transporte regional

Por

GT realiza estudos para retomar plano de uso popular da linha férrea entre Valparaíso e DF

Por Mateus Lincoln

 

O governo do Distrito Federal criou uma nova secretaria para tratar das relações com os municípios do Entorno.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) recriou a Secretaria do Entorno do Distrito Federal, antiga Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, e nomeou o advogado Cristian Viana para chefiar.

O DF faz divisa com 29 cidades de Goiás e quatro de Minas Gerais. A região concentra cerca de 4,5 milhões de habitantes que se deslocam diariamente para trabalhar, estudar e acessar serviços públicos.

O transporte intermunicipal é uma das principais demandas da população. O titular da nova secretaria, Cristian Viana, afirmou que a principal prioridade será discutir a tarifa do transporte público entre o DF e o Entorno.

 

Tarifas exorbitantes

A questão tarifária e a infraestrutura do transporte entre os estados também são discutidas no Grupo de Trabalho do Transporte Semiurbano entre o Distrito Federal e Região, denominado "GT Entorno".

Criado pelo Ministério dos Transportes por meio da portaria 129 de 8 de fevereiro de 2024, o grupo é composto por representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e dos governos do DF e de Goiás.

A secretária do Entorno de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, afirmou que os estudos técnicos do GT estão próximos da conclusão e que a decisão agora cabe aos governadores estaduais e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Caroline, o modelo proposto prevê que o governo federal invista na infraestrutura e os estados assumam o subsídio para reduzir o custo das passagens.

"A diferença tarifária é grande. Em Goiânia, a tarifa é R$ 4,30, enquanto em Brasília é R$ 5,50. O objetivo é estabelecer um subsídio conjunto para equilibrar esses valores", explicou Caroline.

O GT busca criar uma autarquia, que passaria a gerência do transporte entre o DF e as cidades do entorno aos gestores estaduais, deixando a ANTT apenas como fiscalizadora.

Anualmente, em fevereiro, a ANTT anuncia novo reajuste nas passagens. A SEDF-GO já está pediu a suspensão do novo preço. "É um contrasenso contra todo o trabalho que temos feito", disse Caroline.