Alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (MT) desenvolveram o projeto "Ambutech", um sistema de semáforos que se reprograma automaticamente para permitir a passagem segura de ambulâncias e veículos de resgate.
A iniciativa foi selecionada para a etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2024), promovida pela Universidade de São Paulo (USP).
O projeto foi orientado pelo professor Fabiano Keiji Taguchi e contou com a participação dos estudantes João Victor Gonzales dos Santos, Yuri Lázaro Ferreira Gonçalves e Caio Alexandre Queiroz Carvalho.
O "Ambutech" usa sensores capazes de detectar a aproximação de veículos de emergência, reprogramando os semáforos para garantir sua passagem segura em cruzamentos.
O protótipo começou a ser desenvolvido em julho e visa otimizar o deslocamento desses veículos durante atendimentos.