Saúde DF amplia ações contra infecções
O Hospital Regional de Santa Maria, no DF, tem adotado medidas para diminuir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde.
O Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih) realiza encontros mensais para avaliar dados e definir estratégias de combate a esses casos.
Em 2025, profissionais de diferentes áreas passarão a integrar as discussões para identificar fragilidades e aprimorar os protocolos de prevenção.
A iniciativa busca manter os índices de infecção dentro das metas estabelecidas, reforçar a segurança dos pacientes e melhorar a qualidade do atendimento prestado na unidade.
Entre os avanços registrados em 2024, o hospital conseguiu reduzir a densidade de incidência de infecção primária de corrente sanguínea laboratorial de 2,6 para 1,7 e a de pneumonia associada à ventilação mecânica de 3,9 para 2,3.
Na UTI neonatal, os casos de pneumonia associada à ventilação foram zerados em 2024.
O Hospital de Santa Maria também implementou testes de sensibilidade a antibióticos e ampliou a capacidade de diagnóstico laboratorial para identificação de bactérias resistentes, permitindo ajustes mais precisos nos tratamentos.
Além disso, o hospital investiu em capacitação contínua das equipes assistenciais para reforçar as boas práticas de higiene e controle de infecções.
Para 2025, novas ações estão previstas, incluindo visitas direcionadas a setores como engenharia e manutenção para mapear melhorias estruturais.
A unidade também iniciará o Programa de Uso Racional de Antimicrobianos e promoverá um simpósio sobre higienização das mãos.
Além dessas iniciativas, estão planejadas campanhas educativas para conscientizar profissionais e pacientes sobre medidas preventivas.