Por:

RenovaDF diploma mais de 2 mil alunos

O programa RenovaDF realizou, na sexta-feira (20), a última e maior formatura de 2024, certificando 2.340 participantes do 3º ciclo, conforme divulgado pela Agência Brasília.

A iniciativa promoveu a capacitação em auxiliar de manutenção, incluindo noções de pintura, jardinagem, hidráulica e serralheria. Durante o curso, os alunos participaram da recuperação de 127 espaços públicos em várias regiões do Distrito Federal.

Desde sua criação, em 2021, o programa qualificou mais de 25,8 mil pessoas, sendo implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF).

Entre os formados neste ciclo, destacam-se 150 beneficiários atendidos por programas de assistência social, como pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema penal. Esses participantes tiveram suporte especializado durante o processo de qualificação.

O curso, com duração de três meses e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece formação prática em construção civil. Enquanto aprendem, os estudantes ajudam a revitalizar praças, parquinhos, quadras e outras áreas públicas.

O programa contribui para a qualificação profissional e recuperação urbana, como explicou ao Correio da Manhã, Lucas Barbosa, 28, professor no RenovaDF.
"O curso oferece aulas teóricas e práticas ao ar livre, com foco em construção civil. Jovens de 18 a 60 anos aprendem técnicas como pintura, hidráulica e alvenaria, além desenvolvem novas habilidades, ganham experiência e recebem apoio financeiro para facilitar sua formação", afirmou.