Altas habilidades na rede pública distrital

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O Distrito Federal se tornou uma referência nacional no atendimento a estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD) na rede pública de ensino, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília, portal oficial do Governo do DF. Desde a criação do Programa de Atendimento ao Superdotado, na década de 1970, a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) promove capacitações e pesquisas para aprimorar o trabalho com esses estudantes. Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o programa consolidou avanços na identificação e no suporte pedagógico, além de integrar práticas educativas à formação de professores.

A cooperação com a UnB começou nos anos 1980 e foi fortalecida por iniciativas como a criação da linha de pesquisa em Desenvolvimento Humano e Altas Habilidades. Ainda segundo o GDF, professores da rede pública têm acesso a cursos, oficinas e seminários organizados pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) e pela universidade. O curso de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação é um dos destaques, capacitando educadores para identificar características cognitivas e socioafetivas, além de aplicar práticas pedagógicas inclusivas.

Embora tenha alcançado avanços significativos, o programa enfrenta desafios, como a baixa representatividade feminina entre estudantes identificados com AH/SD, que representam apenas 40% do total. A experiência do DF mostra que a formação continuada e o investimento em pesquisa são essenciais para um ensino adaptado às necessidades dos estudantes, fortalecendo o desenvolvimento de seus potenciais.