O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, na segunda-feira (18), protocolo de intenções assinado entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Universidade de Brasília (UNB), para criação das primeiras Unidades Básicas de Saúde Escola (UBS) para aulas teórico-práticas dos estudantes de saúde.
A UBS escola está prevista desde 2017 na Portaria nº 77/2017 que regula uma série de diretrizes de Atenção Primária à Saúde em todo Distrito Federal.
“A UBS Escola são unidades voltadas para a atenção à saúde, ensino, pesquisa e preceptoria para estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação modalidade lato e stricto sensu, aperfeiçoamento de servidores e o desenvolvimento e inovação tecnológica e científica na APS, de acordo com regulamentação específica”, consta no documento
Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS), Sandra Araújo, a iniciativa, iniciada ainda em 2022, foi elaborada de forma coletiva e representa um momento histórico.
“Para nós, a UBS Escola é a possibilidade de termos uma formação direcionada para um SUS melhor, mais resolutivo. Essa construção será riquíssima e vai nos dar luz para muitas outras unidades de excelência”, avalia.
Protocolo de intenções
O Correio da Manhã teve acesso ao Protocolo de Intenções firmado entre as partes. Na minuta, descreve que o documento é formalidade preparatória para um ajuste futuro de Cooperação e Intercâmbio Técnico-Cientifica e Cultural.
“A implantação da Rede prevista no objeto poderá ser iniciada a partir da construção das primeiras unidades a serem alocadas no Campus Ceilândia e no Campus Darcy Ribeiro, seguida da implantação nas demais cidades do DF, seja nos Campus Planaltina e Gama, seja em cidades definidas como estratégicas pelas partes”.
O jornal entrou em contato com a Secretaria de Saúde para saber a pretensão de quando as construções começarão. Na ocasião responderam, em nota, que as tratativas serão articuladas em um Plano de Trabalho e um Acordo de Cooperação junto com a UNB.
“O planejamento e a execução do projeto serão definidos em conjunto com a UnB, por meio de um Plano de Trabalho e um Acordo de Cooperação, cujos detalhes ainda estão em fase de elaboração. Está prevista a implantação de 4 a 5 equipes de saúde na unidade do Campus Darcy Ribeiro”
“A nova UBS contará com uma estrutura diferenciada, incluindo uma farmácia viva, academia da saúde, Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIS) e um Horto agroflorestal Medicinal Biodinâmico. As especificidades e o prazo de entrega serão detalhados no acordo de cooperação, atualmente em fase de diálogo entre as instituições envolvidas”, completa.