O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou na sexta-feira (8) o novo viaduto do Jardim Botânico, com investimento de R$ 33,5 milhões. Segundo a Agência Brasília, o elevado beneficiará diariamente cerca de 50 mil motoristas, entre moradores da cidade e de regiões próximas, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC. A obra, que começou em abril de 2023, gerou 300 empregos diretos e 100 indiretos e foi realizada por empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com recursos do Terracap e financiamento do Banco do Brasil.
Além do viaduto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou outras obras para a região, incluindo um novo complexo viário na DF-453, próximo ao Jardins Mangueiral, com investimento previsto de R$ 23 milhões. Segundo o edital, publicado no Diário Oficial do DF, o pacote de obras também contempla a construção de uma nova feira, rodoviária e sede para a Administração Regional do Jardim Botânico. A área tem passado por rápida expansão, como apontam dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), que revelam um aumento populacional de 26.449 para 53.045 habitantes entre 2018 e 2021.
Antes da construção do viaduto, o trânsito na região dependia de uma rotatória em nível, que já não atendia à demanda, causando congestionamentos. O complexo foi construído em trincheira com um projeto similar ao Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, possuindo três faixas de rolamento em cada sentido. A estrutura permite que motoristas com destino à Ponte JK passem por baixo, enquanto aqueles que vão ao Lago Sul utilizem a via superior.