Por: Thamiris de Azevedo

195 mil pessoas podem perder o benefício de bolsa família no DF

Capital está nas últimas posições do ranking nacional | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Dados da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apontam que 55,25% dos beneficiários não realizaram exames condicionantes para o recebimento do benefício da bolsa família. O pré-requisito é destinado para gestantes, mulheres de 14 à 44 anos e criança. A ausência nas consultas acarretar o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício.

Segundo a pasta, somente 44,75% fizeram o acompanhamento. O número corresponde ao abaixo do esperado, dos quais 95 mil são menores de 7 anos. O quantitativo coloca a capital federal nas últimas posições do ranking nacional.

Ao Correio da Manhã a SES explica que o procedimento é para uma forma de amparar a população atendida.

“O monitoramento das condicionalidades de saúde visa garantir que as famílias em condições de vulnerabilidade social tenham acesso aos serviços básicos de saúde e proporcionar a melhoria contínua dos serviços oferecidos”.

“O programa determina que os participantes cumpram os compromissos nas áreas de saúde e educação para evitar bloqueio, suspensão ou cancelamento dos pagamentos. As condicionalidades de saúde avaliadas englobam a vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e a assistência pré-natal”, completa.

A coordenadora do Bolsa Família assegura que os serviços são vitais às mulheres.

“Asseguramos o acesso a esses serviços de saúde vitais às mulheres do programa, monitorando o cumprimento dos requisitos e buscando melhorias contínuas”, afirma a coordenadora distrital do Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.

Exames

Para realizar o acompanhamento das condicionalidades em saúde, a SES-DF indica que os beneficiários que se enquadram na condicionante devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de onde residem.

“É importante avisar ao profissional de saúde que se trata de beneficiário do programa durante o atendimento e apresentar o cartão do Bolsa Família. Para as gestantes, é necessário levar, também, a caderneta de pré-natal. Já as crianças menores de 7 anos, é preciso apresentar a caderneta de vacinação”, ressalta em nota.