Por:

Programa para mulheres empreendedoras no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou na última quarta-feira (6) o decreto que institui o programa "Movimente", voltado para o empreendedorismo feminino. Com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade, a iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso a serviços públicos específicos e promover a autonomia econômica feminina no DF. O programa também incentivará a produção de dados e a divulgação de informações sobre o cenário feminino nos negócios, buscando ampliar as oportunidades para mulheres empreendedoras.

O Movimente surge de uma parceria entre o governo, o setor privado e a sociedade civil, promovendo a inclusão econômica de mulheres e impulsionando o crescimento de Brasília como ambiente favorável para o empreendedorismo. Em 2017, a capital ocupava a 17ª posição entre as melhores cidades do Brasil para se empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras da Enap. Atualmente, Brasília ocupa o quarto lugar, e o Movimente visa fortalecer ainda mais essa posição, abrindo caminhos para o ingresso de mulheres no mercado de trabalho e fortalecendo sua independência financeira.

Um dos principais instrumentos do programa será o Comitê de Empreendedorismo Feminino, formado por 24 representantes do governo, da Câmara Legislativa do DF, do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), da Fecomércio-DF e de órgãos do judiciário. Com caráter consultivo, o comitê coordenará a realização do programa, definindo e propondo medidas que promovam o empreendedorismo entre as mulheres. Texto com informações da Agência Brasília, site oficial do Governo do Distrito Federal (GDF).