Brasília saiu do maior período de estiagem da história, que perdurou 167 dias. Finalmente, no dia 7 de outubro, as chuvas voltaram. Mas, se a água troxue alegrir e representou alívio para os brasilienses, trouxe consigo também graves consequências e apontou para os velhos problemas de infraestrutura.
Dados obtidos com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) revelam que entre o dia 7 e 10 da outubro, a corporação recebeu 24 ocorrências de quedas de árvore em diversas regiões administrativas. Ainda não há atualização do fim de semana.
Na segunda-feira (7) no Lago Norte, durante a chuva, a queda de uma árvore derrubou cinco postes deixando o local sem energia. Segundo a Neoenergia, houve interrupção de luz também na Asa Norte, Varjão, Ceilândia e Santa Maria.
“Devido às fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas em vários pontos do DF na última semana, foram registradas interrupções de energia em algumas regiões da cidade (...). A Neoenergia triplicou o efetivo operacional nas ruas, ampliou o atendimento aos clientes e reforçou as ações preventivas de manutenção e podas de árvores” disse a assessoria em nota.
Árvores caídas
Outro problema grave que se apresenta na cidade são as quedas de árvores. O Correio da Manhã tentou contato com a Novacap para levantar novos quantitativos e quanto à necessidade de podas, mas não houve respostas.
Na última sexta-feira (11), o militar Iury Araújo Azevedo morreu enquanto fazia a retirada da Bandeira Nacional no Setor Militar Urbano, momento em que uma árvore araucária columnaris caiu em cima do rapaz de 19 anos.
Ao Correio da Manhã, a assessoria disse que Iury estava há aproximadamente 7 meses no Exército. No dia, tinha sido cancelada a cerimônia de arriação por causa da chuva, mas que em meio a ventos e relâmpagos na região a árvore caiu em cima dele e de outro militar, que passa bem.
O Exército confirma que a Polícia Militar está investigando e o inquérito será concluído em até 60 dias, conforme a legislação.
O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) está com alerta amarelo para toda a região de Brasília e Distrito Federal. Isso significa que, chuvas intensas podem acontecer com águas entre 20 até 50 mm/h e rajadas de ventos podem atingir 60km/h.