O Governo de Goiás iniciou na terça-feira (1º) uma consulta pública para a elaboração do 1º Plano de Governo Aberto. A iniciativa permite que qualquer cidadão goiano envie sugestões e propostas até 31 de outubro, por meio de um formulário disponível no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO).
O objetivo é coletar contribuições sobre ações prioritárias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e outras, a fim de garantir maior transparência e participação da população na administração pública.
A ferramenta oferece um espaço acessível para que cidadãos, organizações não governamentais (ONGs) e beneficiários de programas públicos possam detalhar suas propostas.
A consulta tem como foco a criação de uma gestão pública mais participativa, inovadora e transparente. Após a coleta das sugestões, o Fórum Goiano de Governo Aberto, coordenado pela CGE, irá elaborar o plano, que terá validade até 2027.
O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, destacou a importância da contribuição popular para fortalecer a democracia e anunciou que Goiás é agora parte da Parceria de Governo Aberto (OGP - do inglês Open Government Partnership), uma rede internacional que busca promover maior transparência nos governos. A parceria propõe compromissos de transparência com dados públicos, coordenados pela Controladoria Geral da União (CGU).
A primeira consulta pública, realizada em agosto do ano passado, recebeu mais de 50 mil contribuições e ajudou a definir quatro eixos principais: participação social, ouvidoria, transparência e accountability.