Por:

Empresas falsas no DF aplicavam golpes

A Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma operação contra um grupo criminoso suspeito de operar concessionárias fictícias para aplicar golpes na região. Entre 2021 e 2023, mais de 300 ocorrências foram registrados em Samambaia, o que resultou em um prejuízo total de cerca de R$ 600 mil para os clientes.

De acordo com as investigações, o grupo utilizava anúncios em redes sociais para oferecer veículos a preços abaixo do mercado e atrair potenciais compradores. Os vendedores solicitavam adiantamentos para a compra dos automóveis e prometendo a entrega em até sete dias, o que não ocorria.

As três lojas fictícias estavam localizadas na quadra 108 de Samambaia Sul. A Operação Mau Negócio resultou na prisão preventiva de dois líderes da organização criminosa, além do bloqueio de valores em contas bancárias dos suspeitos.

Após efetuarem o pagamento do adiantamento, os clientes descobriam que os documentos assinados se referiam a uma "assessoria de crédito", e nenhuma venda de veículo havia sido realizada dentro do prazo acordado entre as partes.

A Polícia Civil estima um prejuízo de aproximadamente R$ 600 mil para as vítimas e suspeita que haja mais pessoas lesadas, as quais ainda não registraram queixas. Por isso, as autoridades recomendam que qualquer pessoa afetada pelo golpe compareça a uma delegacia de polícia, com a documentação assinada e o comprovante de pagamento.

Os investigados foram indiciados por formação de organização criminosa e estelionato. "As investigações prosseguem para localizar e deter os demais membros do grupo, bem como identificar outros estabelecimentos comerciais possivelmente envolvidos em golpes semelhantes atualmente", afirmou a Polícia Civil.