Por:

DF lança mapa da violência contra idosos

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançou a 5ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do DF. O projeto reúne dados concretos sobre as agressões e busca entender as causas e as particularidades desse tipo de crime contra os idosos. A partir dessa leitura, boa parte das políticas públicas para tratar do problema são instituídas.

O momento foi marcado por uma cerimônia que contou com a presença de várias autoridades, como o presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo; a vice-governadora Celina Leão; e o governador Ibaneis Rocha. Também estiveram presentes outros representantes da Justiça e do Executivo local.

O presidente do TJDFT salientou que é um dever constitucional das instituições fazer a proteção da pessoa idosa. Para isso, ele destacou a importância dos dados oferecidos pelo Mapa. "Ter o diagnóstico é fundamental. As políticas públicas só acontecem com o diagnóstico", disse.

A juíza Monize Marques apresentou o Mapa aos presentes no lançamento. Conforme os dados, 54% do total de agressores são filhos homens. Além disso, as regiões com percentual mais alto são Lago Norte, Lago Sul, Taguatinga e Sobradinho. O estudo revelou ainda que os tipos de violência mais praticados são: psicológica, financeira, física e negligência.

Segundo a magistrada, as denúncias são feitas, em sua maioria, por vizinhos. Além disso, durante as investigações, as mães, vítimas da violência, acabam justificando o ato do filho agressor. "A gente precisa buscar ferramentas para dignificar o envelhecimento no DF. Juntar forças e esforços para proporcionar qualidade até o fim da vida", finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.