Por:

CLDF propõe auxílio virtual a passageiros

O deputado Iolando (MDB) apresentou o projeto de lei 1047/2024 na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que institui a criação do programa "Abrigo Amigo". A iniciativa determina a instalação de totens tecnológicos em pontos de ônibus do Distrito Federal, a fim de que os usuários tenham acesso direto a uma central de atendimento durante a espera pelo transporte público, especialmente à noite. O objetivo é diminuir a sensação de vulnerabilidade, principalmente em horários com baixa movimentação de pessoas.

Para garantir a eficácia do programa, os totens serão implantados em paradas estratégicas, selecionadas com base em critérios de demanda, vulnerabilidade e segurança definidos pelos órgãos do governo do Distrito Federal. Além disso, os atendentes do programa serão treinados para oferecer assistência e companhia aos usuários — sobretudo os passageiros com deficiência auditiva — e poderão acionar os órgãos de segurança em caso de emergência.

Iolando destaca que o projeto visa especialmente aumentar a segurança das mulheres durante a espera pelo transporte público à noite. O programa é inspirado em iniciativas em outras cidades brasileiras como São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, que já contam com mais de 80 estruturas semelhantes. Em São Paulo, a iniciativa teve 780 chamadas de companhia entre agosto de 2023, quando começou a operar, e fevereiro de 2024.

"Pensando no sentimento de vulnerabilidade das mulheres frente às violências que possam sofrer ao esperar pelo ônibus à noite, propomos oportunizar essa tecnologia, para que estas mulheres sejam vistas e ouvidas durante esse período. Queremos inibir ações criminosas", afirmou o distrital na justificativa da proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.