Por:

Todo mês, Goiás retira 500 toneladas de lixo

Com o objetivo de mitigar possíveis pontos de alagamento na capital, a prefeitura de Goiânia, reforçou as ações de limpeza de bueiros e bocas de lobo. O serviço é realizado diariamente em todas as regiões e é ampliado durante os períodos chuvosos, quando uma média de 500 toneladas de resíduos é retirada dos canais de escoamento de água. Nos últimos seis meses, o veículo inteligente da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) identificou mais de 3 mil bocas de lobo sem tampa. Para isso, foi utilizada uma câmera de alta definição acoplada no teto do veículo.

O trabalho de limpeza realizado pela Seinfra resultou na retirada de 620,34 toneladas de lixo em janeiro e 476,28 toneladas em fevereiro. Além disso, de setembro a dezembro de 2023, mais de 1,1 milhão de resíduos foram retirados das bocas de lobo. Denes Pereira, titular da Seinfra, enfatiza a importância da colaboração da população, observando que quanto mais as pessoas colaborarem, mais recursos a Prefeitura terá para investir em outras áreas.

Pereira ressalta que a conscientização da população é essencial para evitar alagamentos, principalmente através do descarte adequado dos resíduos. Todo o lixo jogado nas ruas é levado para as bocas de lobo durante as chuvas, causando obstruções. Por isso, de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, a Seinfra construiu 895 bocas de lobo e recuperou outras 1.048, contando com uma equipe média de 30 servidores e 30 caminhões hidrojato.

"Quanto mais a população colaborar, mais os recursos da prefeitura poderão ser investidos de outras formas", avalia o secretário, ao dar enfoque que todos os meses a Seinfra gasta, em média, mais de R$ 16 milhões com serviços que poderiam ser evitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.