Por:

Temer recebe título de cidadão honorário na CLDF

Temer ocupou a presidência de 31 de agosto de 2016 a 1º de janeiro de 2019 | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Michel Temer vai ser agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, em uma solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a partir das 19h desta quarta-feira (3). Também vão receber a honraria o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Muniz. O título é dedicado a figuras importantes por terem desempenhado atos de relevante interesse social no DF.

Os deputados Hermeto (MDB) e Iolando (MDB) foram os autores dos pedidos para homenagear as personalidades. A solicitação de Iolando foi direcionada a homenagear o ex-presidente. A proposta foi aprovada no dia 6 de fevereiro deste ano, com 13 votos favoráveis e 5 votos contrários. Na ocasião, os opositores, entre eles o deputado Gabriel Magno (PT), justificaram o voto no plenário e classificaram a gestão de Temer como golpista e responsável pela "perde de direito dos trabalhadores" e pela "mudança nos preços da Petrobras".

No requerimento, o deputado Iolando ressaltou a carreira política de Temer. Nascido em Tietê (SP), Michel Temer atuou como procurador-geral em São Paulo, onde também liderou a Secretaria de Segurança Pública. Em escala nacional, ele ocupou cargos como deputado federal antes de ser eleito vice-presidente da República nas eleições de 2010 e 2014, ao lado de Dilma Rousseff.

Após o impeachment de Dilma, Temer ocupou a presidência de 31 de agosto de 2016 a 1º de janeiro de 2019. Sobre este período, o deputado Iolando avalia que Temer priorizou o "combate à crise econômica, além da condução da política externa brasileira".

Já o deputado Hermeto solicitou a homenagem a Gustavo Rocha e Engels Muniz.

O parlamentar lembrou que a vasta experiência de ambos na gestão pública possibilitou a eles efetuar "relevantes serviços" à população.

Rocha é advogado e também já atuou como ministro dos Direitos Humanos, titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do DF. Ele é especialista em Direito Econômico e mestre em Políticas Públicas. O também advogado Engels Muniz foi chefe de gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, secretário executivo e ministro interino do Ministério dos Direitos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.