Por:

MT anuncia obra no Portão do Inferno

O governo de Mato Grosso anunciou o projeto de melhoria do trecho de 65 quilômetros da via MT-251, que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães. O local é conhecido como Portão do Inferno, devido aos paredões de terra que chegam a 150 metros de altura. A elevação imponente é o cenário de diversos deslizamentos durante os períodos chuvosos.

A Lotufo Engenharia e Construção foi a empresa escolhida para executar o projeto, mediante contrato de R$ 29,5 milhões. Embora o prazo para conclusão da obra seja de até 120 dias, a data de início ainda não foi divulgada.

Em relação às questões ambientais, o projeto foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em 13 de março, junto a uma solicitação de dispensa de licenciamento ao Iphan, ICMBio e Ibama. O pedido, no entanto, ainda aguarda resposta.

"Nós vamos agora pedir à nossa bancada federal, nosso chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para liderar esse processo em Brasília, marcar reuniões com o ICMBio, com o Ibama, para que eles tenham celeridade e atendam esse pedido de urgência e emergência", relatou o governador Mauro Mendes (União Brasil).

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, destacou a importância do licenciamento ambiental como etapa inicial para projetos dessa natureza. Ele mencionou que foram consideradas três opções, e o retaludamento foi escolhido por ser a alternativa mais viável, devido à celeridade. O método é consistido no corte dos paredões, para estabilizar os paredões e impedir deslizamentos.

A empresa terá que retirar o maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e criar taludes para prevenir deslizamentos de terra. Com isso, após a obra, a estrada ficará recuada em dez metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.