Por:

Gari do DF vence mundial de karatê na Europa

Karateca também ganhou troféu de prata por equipe e de bronze no Open Internacional | Foto: Divulgação

O gari e atleta de Karatê Renato Santos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial World Karate Championships (WKA - World Karate-Do Alliance), que aconteceu em Malta, na região sul do continente europeu. Renato nasceu em Taguatinga (DF), tem 26 anos, é casado e tem uma filha de dois anos. Ele é morador do Sol Nascente e chegou em Brasília na madrugada da terça-feira (26).

O karateca também conquistou troféu de prata por equipe e de bronze no Open Internacional. As competições ocorreram entre os dias 21 e 24 de março. Renato representou o Brasil pela Seleção Brasileira da Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB), na categoria verde roxa.

"Estou muito feliz, é o meu primeiro título mundial e a realização de um grande sonho, que era trazer a vitória para o Brasil pela seleção brasileira no exterior", disse Renato Santos, que pisou em solo internacional pela primeira vez.

A conquista será comemorada na tarde desta quarta-feira (27), no Distrito de Limpeza da Ceilândia (DF), onde Renato Santos trabalha como varredor. Ele será recepcionado pelos colaboradores da Sustentare Saneamento, que é patrocinadora oficial do atleta nos eventos em que ele participa.

Rejane Costa, superintendente regional da empresa, afirma que todos estão muito felizes pela linda vitória do Renato. "Ele é um exemplo de dedicação e persistência para todos nós. Quando Renato nos procurou para relatar suas dificuldades com as coberturas dos custos para treinos, inscrições em campeonatos, passagens, hospedagens, alimentações, liberações abonadas no trabalho, uniformes, entre outros, decidimos apoiá-lo no que fosse necessário para servir de pilar nas aspirações e metas de vida dele, que têm sido alcançadas".

O atleta começou a treinar em novembro de 2019 influenciado pelo primo Lincon Vidal, que faz parte da Seleção Brasileira de Karatê. Com menos de cinco anos dedicados ao esporte, Renato Santos já contabiliza 34 medalhas e 9 troféus. A convocação para participar da Seleção Brasileira da CNKB ocorreu em novembro do ano passado.

Em outubro de 2022, ele foi medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê da CNKB e, em 2023, foi medalha de bronze no mesmo torneio. Ele também venceu o último Campeonato Brasiliense de Karatê, realizado pela CNKB, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.