Por:

Mato Grosso possui 54% de inadimplentes

De acordo com a Serasa, aproximadamente 54% da população adulta de Mato Grosso está endividada. Devido a isso, a entidade realizou o Dia D da Negociação de Dívidas. Em Cuiabá, o evento foi realizado na agência dos Correios da Praça da República. No estado, o setor de prestação de serviços públicos (água e energia) é o segmento que registra maior número de endividados.

A iniciativa orientou os endividados interessados em regularizar a situação. Ao todo, os processos de renegociação envolveram 700 empresas de diversos setores, concessionárias de energia e água, além do programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda.

De acordo com o Serasa, existem cerca de 72 milhões de inadimplentes no Brasil, o que corresponde a quase 44% da população adulta. Apesar desse número elevado, o Mapa de Inadimplência registrou uma leve queda na comparação entre fevereiro e janeiro, com cerca de 30 mil pessoas regularizando suas situações. Por outro lado, Mato Grosso apresentou um aumento de 25 mil moradores inadimplentes no novo levantamento. Ao todo, são 1,4 milhões de inadimplentes no estado. A faixa etária mais endividada é de 30 a 39 anos, sendo a maioria homens.

O principal setor com pessoas endividadas é o de serviços de utilidade pública, que totaliza 27% de endividados, seguido pelo varejo, com uma média de 24%, e em seguida pelo setor bancário e de cartões, representando quase 19%.

O Serasa recomenda, a quem não conseguiu renegociar ainda, acessar o aplicativo ou site até o próximo dia 28. O órgão alerta que os canais oficiais são os únicos meios seguros de renegociação. Além disso, a entidade enfatiza que golpistas utilizam boletos e mensagens por torpedo para aplicar fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.