Por:

Cursos de capacitação mudam vidas em MS

O Programa MS Qualifica oferece formação profissional gratuita para a população de 56 municípios. Ao todo, mais de 3,5 mil pessoas já passaram por um dos 308 cursos e receberam seus diplomas, por meio da iniciativa. Um desses beneficiados é Miguel de Araújo Filho, ex-tratorista de 49 anos, residente em Itaporã (MS). O projeto foi uma oportunidade para ele conhecer um novo mundo, que apesar de estar ao alcance dos olhos, era inacessível.

"Eu não sabia mexer com o computador. Tinha que pedir para as pessoas fazerem por mim. Eu ia procurar emprego, mas tinha que ter ao menos o básico do computador e eu não tinha, aí ficava difícil. Hoje estou aqui na cidade, trabalho no escritório, já trabalho bem com o computador, graças a Deus. Agradeço muito ao governador porque não teria condição de pagar por um curso assim. Já tenho o meu certificado, tudo certinho", lembrou Miguel.

Ele contou ainda que descobriu o curso de operador de computador através da Agência de Empregos, em Dourados (MS). Miguel se inscreveu e, durante um mês e meio, percorreu, de moto, os 15 quilômetros até a sala de aula. Após concluir o curso, Miguel passou a trabalhar no recadastramento do Programa Mais Social, onde está até hoje e contribui para o desenvolvimento de outros moradores do estado. Miguel trabalhou como tratorista durante 16 anos em uma usina. Mesmo com uma rotina desgastante e com pouco tempo disponível, ele sentiu que poderia conquistar algo melhor. "Trabalhava à noite, ficava quase quatro horas dentro do ônibus. Aí pensei 'vou caçar uma qualificação para sair daqui, escolher uma coisa melhor'. Hoje eu tenho o final de semana em casa. Através da qualificação eu consegui", finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.