Por:

MPGO quer apuração de morte de peixes

Uma quantidade preocupante de peixes apareceu morta na divisa entre o Rio Vermelho e o Rio Araguaia, em Aruanã (GO), município do noroeste do estado. Os moradores da cidade denunciaram a situação, e o Ministério Público de Goiás (MPGO) solicitou uma série de providências aos órgãos de proteção ambiental, para apurar o ocorrido. Dessa forma, a Delegacia do Meio Ambiente, assim como a Secretaria Municipal de Administração e a Saneago (companhia de saneamento de Goiás) abriram uma investigação para apurar as circunstâncias e a qualidade da água do afluente.

O promotor de Justiça Leonardo Maciel Moreira lembrou que as denúncias dos moradores foram amplamente divulgadas na imprensa. Devido a isso, o órgão solicitou que a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e o Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues coletem amostras da água e da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região), para descobrir a causa da mortandade incomum.

A coleta e análise do material para a apuração dos fatos também foram solicitadas à Universidade Federal de Goiás (UFG), à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e à Saneago. O MPGO também pediu para a Secretaria de Meio Ambiente solicitar informações de quem possa contribuir com as diligências. A pasta também deve realizar uma vistoria no local. Por fim, foi requerido à Polícia Ambiental o reforço no patrulhamento na região para identificar se há o despejo irregular de detritos nas margens do rio. As equipes de perícia vão recolher amostras dos animais mortos e conservar em temperatura abaixo de zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.