Por:

Mato-grossense cega conquista intercâmbio

A primeira-dama do Mato Grosso, Virgínia Mendes, parabenizou a aluna pela trajetória | Foto: Governo do Mato Grosso

A estudante mato-grossense Lavinia Real dos Santos, que é deficiente visual, foi aprovada para realizar um intercâmbio na Inglaterra (Reino Unido). A jovem, de 15 anos, passará 21 dias no país, após ter sido selecionada pela Plataforma Mais Inglês. O programa "MT no Mundo", do governo do estado, concede a oportunidade para os alunos que alcançam bons resultados na seleção.

Lavinia está no 1º ano na Escola Estadual Professor Nilo Póvoas e será a primeira deficiente visual a realizar o intercâmbio para a Inglaterra. Durante o exame, ela conseguiu quatro certificados com média de 95 no sistema.

A primeira-dama do Mato Grosso, Virgínia Mendes, é a idealizadora do projeto e parabenizou a aluna pela trajetória.

"Ela se esforçou, disputou de igual para igual com estudantes de todo o estado e garantiu sua vaga, sendo um dos destaques na disciplina de Inglês, com auxílio dos óculos inteligentes fornecidos pelo estado. Sua conquista é inspiradora e motivo de grande orgulho. Continue brilhando e inspirando todos ao seu redor com sua incrível trajetória", disse Virginia Mendes.

A mãe da estudante, Rejane Real de Mato, relata que educou a filha para que ela fosse independente. Mesmo assim, a jovem superou as expectativas da família.

"Foram muitos choros, por medo de falhar e ela não conseguir. Mas não deixava isso me abater. Em seguida, limpava as lágrimas e falava pra ela: você vai conseguir e eu estou aqui. Deficiência nenhuma te define ou te impede de ir além. Mas não pensei que ela fosse tão longe", contou a mãe.

Ao todo, o governo do Mato Grosso selecionou 100 estudantes para o intercâmbio. O programa está em sua segunda edição, e o estado já investiu R$ 7 milhões na iniciativa. Os alunos escolhidos são da rede estadual de 51 municípios. Durante o intercâmbio, os jovens irão participar de um curso de inglês com 30 aulas semanais, de acordo com o nível de proficiência linguística.

A Secretaria de Educação do Mato Grosso (Seduc-MT) utiliza como um dos parâmetros de seleção o desempenho na Plataforma Mais Inglês. Para essa edição, foram selecionados os 50 estudantes que conseguiram quatro certificados de níveis diferentes entre os 16 disponíveis. Os outros 50 contemplados precisaram obter a melhor média na avaliação final de 2023. Os alunos também precisam ter, no mínimo, 85% de frequência escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.