O Hospital de Campanha (HCamp), para atender pacientes com sintomas leves de dengue, começou a funcionar no Distrito Federal. A unidade foi cedida pela Aeronáutica e recebeu os primeiros pacientes por volta das 10h da segunda-feira (5). A estrutura foi instalada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, perto da Feira do Produtor.
A estimativa da Secretaria de Saúde é de que 600 pessoas sejam atendidas por dia. O HCamp também fica próximo à região administrativa do Sol Nascente, que atualmente é a segunda com mais registros de dengue no DF.
A unidade conta com um bloco clínico geral e outro de pediatria, além de uma tenda de hidratação. Os pacientes podem permanecer sob atendimento até 24 horas depois de chegar no local. Depois disso, eles serão transferidos para um hospital.
Equipamentos
A Força Aérea Brasileira trouxe os equipamentos para o HCamp, na madrugada de sábado (3). O avião também transportou os insumos e uma equipe, que viajou do Rio de Janeiro a Brasília.
O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior índice de incidência da doença em grupos de cem mil habitantes, com 1147,8 casos. Em segundo e terceiro lugares vêm Acre (431,3) e Minas Gerais (458,8), respectivamente. O levantamento foi realizado pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
Desde o começo do ano, houve a notificação de 43,5 mil ocorrências de casos prováveis de dengue, cerca de mais de 1,3 mil casos registrados por dia no Distrito Federal. Foram confirmadas seis mortes pela doença.