O programa Acolher Eles e Elas, da Secretaria da Mulher e do Distrito Federal (SMDF), é uma iniciativa que busca encontrar e identificar órfãos do feminicídio, para que eles possam receber um auxílio do governo. De acordo com a subsecretária de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Maíra Castro, a estimativa é de que 363 menores de idade podem receber o benefício no DF.
As histórias de mulheres vítimas de feminicídio representam um problema social do país e uma mácula do sistema de segurança pública. Em 2022, 31% das mortes de mulheres ocorreram em decorrência do feminicídio, no Distrito Federal. Já em 2023, essa porcentagem saltou para 75%. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A violência desse crime é agravada pelo fato de 59% das vítimas serem mães, de acordo com o anuário Brasileiro de Segurança Pública.
No primeiro mês de atuação do programa, 40 crianças foram assistidas e aguardam a documentação para receber o benefício de um salário mínimo.
"A intenção é que todos aqueles que precisam possam ser contemplados. Para aquelas famílias que já recebem algum crédito, ele não será cortado por conta do novo benefício, e todos os órfãos têm direito. Se a mãe foi vítima de feminicídio a partir de 2015 terão acesso", explica Maíra.
Ivani Lima foi uma das pessoas que recebeu a ligação da equipe do programa. Ela é avó de uma criança de dois anos que perdeu a mãe em decorrência do feminicídio.
"Soube do programa em um dia e, no outro, antes mesmo de fazer a ligação, já entraram em contato comigo. Essa iniciativa é muito boa. Vai ajudar a custear alimentação, fraldas e leite, por exemplo. Ficar no lugar de mãe é uma missão muito difícil, e ter esse auxílio vai nos dar a oportunidade de focar no crescimento da criança", disse.
A equipe do SMDF informa a família sobre o processo para a aquisição do benefício. Os responsáveis pelos órfãos devem agendar o atendimento na sede da secretaria, no anexo do Palácio do Buriti. Após a aprovação, os órfãos receberão um cartão-benefício pelo Banco de Brasília (BRB) em até 30 dias, na residência indicada.
De acordo com o Perfil das mulheres vítimas de homicídio no Brasil, do estudo conduzido pelo Ministério da Saúde, estima-se que, em média, uma mulher assassinada deixa três filhos menores de idade. (Com informações do GDF)