Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
TEATRO
A Baleia
"Sem dúvida, é o personagem mais difícil que já encontrei", diz José de Abreu, que retorna aos palcos após mais de uma década em A Baleia, de Samuel D. Hunter. O protagonista, homossexual e obeso, vive perdas profundas que impactam sua saúde e isolamento. A montagem brasileira, com direção e tradução de Luís Artur Nunes, tem Luisa Thiré, Gabriela Freire e Eduardo Speroni no elenco. A temporada em Brasília será de 18 a 21 de setembro, no Teatro Unip, com ingressos a partir de R$ 25.
Aventura nos Três Poderes
Prepare o passaporte da imaginação: de 23 de setembro a 4 de outubro, o Circuito Arte e Cidade transforma o Centro Cultural Três Poderes com Cidade Espetáculo - Aventura nos Três Poderes. Com visitas teatralizadas imersivas e sensoriais, o projeto envolve crianças e jovens em histórias, brincadeiras e descobertas sobre Brasília. Sessões para escolas acontecem terças e quintas, às 9h30, quartas e sextas, às 14h30; abertas ao público, 28 de setembro e 4 de outubro, às 10h e 15h, com agendamento pelo @entrevazios.
Memórias Coloridas
A Cia. Novos Candangos retorna com Memórias Coloridas - Vozes LGBTQIAPN , espetáculo que mistura canto, dança e performance para revelar histórias reais e alegres da comunidade LGBTQIAPN . Com dramaturgia coletiva e direção de Diego de León, a montagem celebra vivências diversas em um "Cabaré Candango Fubango". Apresentações gratuitas em Sobradinho: 21/09, às 19h, no Teatro de Sobradinho, e 17/10, três sessões educativas no CEM 02, com Libras e audiodescrição.
SHOW
Papo em OFF
O Complexo Fora do Eixo oferece programação musical diversa nesta semana, do samba e pagode ao eletrônico. Destaque para sexta (19), com o grupo Papo em OFF, que mistura pagode tradicional e composições autorais como "Refúgio" e "Deixa Rolar". A agenda inclui ainda Barjud, Kaio Vinnicius, Matteo e Sidharta, e no sábado e domingo, eletrônica e samba com Mistura 61, DJ A x Hugo Drop, Tonzão e Vulgo Pagodin. O espaço também oferece gastronomia, coquetelaria e ambiente acolhedor.
Cantos para o Tempo
A cantora Lene Matos lança o álbum Cantos para o Tempo, com composições autorais que exploram transformações, autoconhecimento e superação. Com influências de MPB e jazz, letras e arranjos de Renato Vasconcellos destacam piano, violão, contrabaixo, percussão e guitarra. O projeto inclui atividades formativas em produção musical. O disco chega às plataformas em 22/09, e o show de lançamento será em 29/09, 20h, no Teatro Yara Amaral, SESI Taguatinga. Entrada Franca mediante 1kg de alimento que será enviado para "Casa do Caminho" - Classificação: Livre.
Renata Jambeiro
No espetáculo Damas do Samba, Renata Jambeiro homenageia Tia Ciata, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra, resgatando a ancestralidade e a força feminina no samba. Com sua voz marcada pela tradição e sensibilidade, mistura repertório autoral e clássico, celebrando o protagonismo negro e feminino na música brasileira. 13/09, 19h.
PROJETOS
Quilombola Quilombola
Franca Vilarinho exibe o documentário Quilombo Quilombola, sobre a comunidade quilombola do Engenho II (GO), dia 23/09, 19h, na Sala Marco Antônio, Espaço Cultural Renato Russo. A sessão será seguida de debate com a secretária Dominga Natália, o ativista Papa Singane Diaw e o pesquisador Alan Oliveira. Entrada franca e classificação livre.
Encontro de Colecionadores
O 17º Encontro de Colecionadores acontece em Brasília nos dias 7 e 8/11, no Hotel San Marco, das 9h às 19h, com entrada gratuita ou doação de 1 kg de alimento à ASFA-DF. Com 70 expositores nacionais e internacionais, o evento reúne numismática, filatelia e colecionáveis.
Oficina gratuita
A exposição Os filhotes aprendem a nadar, de Ana Luiza Meneses, oferece oficina gratuita de fotografia analógica em 20/09, das 15h às 19h, conduzida por Bernardo de Oliveira, da Granulado Lab. Com vagas limitadas a 15 participantes, a atividade ensina revelação de negativos e técnicas experimentais, permitindo aos participantes acompanhar o processo manual e criar seus próprios negativos, aproximando-os do universo fotoquímico.
EXPOSIÇÃO
Exposição 'Povo Fulni-ô'
A fotógrafa e antropóloga Raissa Azeredo apresenta Povo Fulni-ô - Entre a Caatinga e o Cerrado, exposição que documenta saberes, memórias e práticas culturais do povo Fulni-ô em Pernambuco e no DF. A mostra registra o cotidiano, o artesanato e a miscigenação fenotípica da comunidade, destacando lideranças jovens como Santxie Fulni-ô. Fotos de Bruno Jungman também integram a exposição, no Memorial dos Povos Indígenas até 28/09, entrada gratuita.
Exposição de Jorge Bodanzky
Até 21/09, o Museu Nacional da República exibe Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985. A mostra reúne fotografias, filmes e reportagens audiovisuais do cineasta, registrando a resistência, o cotidiano e lutas sociais do período. Parte da programação inclui debate e exibição de Utopia Distopia na UnB. Entrada gratuita, terça a domingo, 9h às 18h30, classificação 14 anos.
LITERATURA
Bastidores da criação da EBC
A jornalista Tereza Cruvinel lançou na última semana, no Bar Beirute (109 Sul, Brasília), o livro Memória de um Desafio - A guerra da TV pública e a criação do sistema EBC (208 páginas, R$ 67), com sessão de autógrafos. A obra mistura memória, depoimentos e reflexões sobre mídia, democracia e comunicação pública, abordando a criação da TV pública nacional em 2007, o Fórum da TV Pública e o apoio de cineastas, produtores e entidades pela democratização da comunicação.
3ª Festa do Livro da UnB
A 3ª Festa do Livro da UnB aconteceu na última semana com mais de 20 editoras, lançamentos, mesas-redondas e oficinas, incluindo Guilherme Boulos.
