Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
FESTIVAL
Festival Vibrar
O Festival Vibrar 2025 chega a Brasília até o dia 7 de setembro, transformando o Parque da Cidade no maior ponto cultural do Centro-Oeste. Serão quatro dias de música, arte e diversão, com entrada gratuita. O line-up inclui Silva, Rael, Os Garotin, Jean Tassy e DJs das festas Makossa, Criolina e PLAY. Shows imperdíveis com atrações variadas garantem experiências únicas para todos os públicos. Retire seu ingresso pelo Sympla.
Festival Mistura Geral
A lendária cantora baiana Virgínia Rodrigues encerra o 4º Festival Mistura Geral no dia 7, no Teatro dos Bancários, em apresentação especial que conecta raízes afro-brasileiras à música erudita. A noite terá abertura de Layla Jorge, com seu álbum "Toda Mulher". O festival, do Instituto Transforma com apoio do GDF, celebrou diversidade cultural, protagonismo feminino e ancestralidade, reunindo grandes nomes e talentos emergentes da música brasileira.
TEATRO
Trupe Por Um Fio
Criada na pandemia, a obra O Novo Anormal, da Trupe Por Um Fio, ressurge em 2025 como exercício de memória e reflexão. A segunda apresentação será em 5/9, às 20h, no Complexo Cultural de Planaltina, com entrada gratuita, classificação livre e Libras. Com estética de varieté, mistura circo, teatro físico e música ao vivo para abordar solidão, luto e resistência artística. Fundada em 2009, a trupe soma 15 anos de atuação contínua e mais de dez espetáculos autorais.
Encantaria
O mito de Dom Sebastião inspira Encantaria, em cartaz no Teatro de Sobradinho de 8 a 12/9, com sessões gratuitas às 15h (escolas) e 20h (público geral), classificação 14 anos. Dirigido por Ricardo César, o espetáculo mergulha na encantaria maranhense, tradição afro-indígena que ressignifica o rei como presença espiritual em rituais de cânticos e danças. Com teatro colaborativo, máscaras e objetos cênicos, a montagem envolve atores e público em arena intimista, refletindo sobre messianismos, fé e narrativas que ainda ecoam no Brasil contemporâneo.
Missão impossível
Em Missão Improviso, da Cia de Comédia Setebelos, o público lança os desafios mais absurdos e os atores se desdobram para cumprir missões hilárias no melhor estilo improviso. Tudo é criado na hora: cenários, ameaças e situações imprevisíveis, tornando cada sessão única. Reconhecida nacionalmente, a Setebelos é referência em humor criativo e já brilhou em programas como Quinta Categoria e República do Stand Up. Dias 12 e 19/9, às 21h, no Teatro SESC Paulo Autran.
Primeira Infância
Baseado na obra UGA, de Kaká Werá Jecupé, o espetáculo Curumim traz a jornada da tartaruga UGA e do jabuti JABU em busca da jabuticabeira mágica, enfrentando desafios que revelam valores como solidariedade e empatia. Criado pela ATA e dedicado à primeira infância, o trabalho valoriza saberes indígenas e a consciência ambiental, unindo narrativas ancestrais, música ao vivo e ambientação inspirada em uma oca. Apresentações dias 6 e 7/9, no Parque da Cidade.
EXPOSIÇÃO
Minhas Visagens Nos Assombram
A exposição Minhas Visagens Nos Assombram, do artista Taiom, reúne desenhos, pinturas, gravuras e tatuagens no Estúdio Vespa (205 Norte), dia 5/9, às 19h, com entrada gratuita e classificação livre. Parte do projeto Tatuagem: Arte, Cultura e Mediação de Mundos, realizado com recursos do FAC-DF, a mostra integra a série Visagens, que explora o subconsciente e o místico. A noite terá ainda conversa com Taiom, mediação de Derik Sorato e discotecagem de Selectta KBC.
Sob os Pés do Mundo
A exposição Sob os Pés do Mundo: uma experiência sensorial em Brasília entra na última semana, aberta até 7/9 na Galeria 2 do Museu Nacional, dentro do Festival Mês da Fotografia. Idealizada por Flavio Marzadro, reúne 17 obras táteis criadas a partir de vivências de pessoas com deficiência visual, com títulos em Braille, audiodescrição e paisagens sonoras. No dia 5/9, às 14h, a mostra recebe alunos do CEEDV. Entrada gratuita e classificação livre.
SHOW
MC Jazz
No dia 11/9, às 20h30, o Clube do Choro recebe o MC Jazz, projeto da cantora Cleo Monteiro e do baterista Marcos Britto. O show, que terá captação audiovisual, traz repertório eclético: standards do jazz, bossas, boleros, partido alto, músicas latinas e releituras de clássicos do rock, blues, soul e pop, em arranjos originais e intimistas. A noite contará com Julio Sombra (baixo), Mauro Sergio (piano) e Paulo André (violão), em uma experiência musical sofisticada, acessível e única.
Samba pras Moças
No dia 7/9, a Praça da Bíblia, na Candangolândia, recebe a 4ª edição do Samba pras Moças, celebrando música, ancestralidade e empreendedorismo feminino. Com shows de DJ Kashuu, Pé no Chão, Ane Êoketu, Mari Sardinha, DJ Odara Kadiegi, Bruna Tassy e Kika Ribeiro, o evento promove visibilidade para mulheres pretas e trans, oficinas de tranças e percussão, recreação infantil e a Feira das Moças, fortalecendo cultura, representatividade e autonomia econômica.
NOVIDADE
Ricardo Vilas lança álbum
Ricardo Vilas lançou seu novo projeto Ricardo Vilas & Banda Maravilha, disponível em todas as plataformas digitais via Conexão África Produções. O álbum reúne 12 faixas autorais e inéditas, com participações de Dionísio Rocha, Filipe Zau, Nilze Carvalho e Hudson Santos, promovendo um diálogo musical entre Brasil e Angola. Inspirado na pesquisa acadêmica de Vilas sobre música popular angolana, o projeto valoriza a cultura africana no Brasil e fortalece os laços culturais entre os países.
PROJETO
Vivências de samba e capoeira
Neste sábado (6), a Praça da Resistência na Praça da Resistência - Vila Telebrasília (Asa Sul), recebe o 3º ciclo do Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade. Com oficinas e rodas de capoeira e samba de roda, o evento valoriza tradições afro-brasileiras, fortalece vínculos comunitários e é gratuito e livre para todas as idades.
