Um DF de opções de lazer

Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade

Por

CULTURAL

Oficinas

Em agosto, o grupo de mulheres "As Fulô do Cerrado", realiza o projeto "Tem Brincante no Cerrado", com oficinas gratuitas de danças e brincadeiras da cultura popular brasileira. Neste sábado (16), às 14h, o evento ocorre no Mercado Sul, em Taguatinga. Já no Domingo (17), no mesmo horário, o agito está marcado no Céu das Artes que fica em Recanto das Emas. Participação gratuita.

Uma xícara, por favor

O já conhecido pelos brasilienses, "Ernesto Café Especiais", abre uma nova unidade. Desta vez, o local se instala na Caixa Cultura, a partir desta sexta-feira (15), com funcionamento de 8h às 20h. O cardápio da nova unidade será o mesmo, unindo uma seleção variada de cafés, lanches, almoço, sobremesas, drinks e bebidas para todos os gostos.

Música em forma

Brasília estreia, pela primeira vez, o espetáculo "Uma CHICA - Daniela Mercury interpreta Chico Buarque" na Caixa Cultural, entre os dias 15 e 17 de agosto. Em formato acústico, o show contará com a participação especial de Gabriel Mercury, filho da cantora. Os ingressos são a partir de R$15 e estão disponíveis na bilheteria do teatro.

Festival Convergências

De 18 a 21 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil, será palco de mais um programa da "Temporadas França-Brasil", iniciativa que promove intercâmbio cultural entre os dois países. A programação do "Festival Convergências" inclui shows de Angélique Kidjo, Aluminé, Ronisia e Songe, além da exposição Nego Fugido, espetáculos circenses, fóruns de debate e mentorias. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos na plataforma oficial.

Teatro infantil

A Cia de Teatro Néia e Nando, apresenta, nesta quarta-feira (20), o espetáculo do Rei Leão. A peça acontecerá no Salão de Múltiplas Funções do Guará, às 19h30. Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na internet ou na unidades do Sesi-DF. Crianças até 3 anos não precisam de bilhete. Observação: Ingresso Social mediante a doação de 02 (dois) itens de limpeza, entre sabão em barra (pacote com cinco unidades), sabão em pó de no mínimo 800 gramas, água sanitária de 2 litros ou desinfetante de 1 litro.

Conscientização

Em cartaz até 7 de setembro no SESI Lab, em Brasília, a mostra "Energia, Sou Watt?" convida o público a refletir sobre o papel de cada um no enfrentamento das mudanças climáticas. A exposição interativa desafia visitantes a tomar decisões estratégicas sobre o futuro energético, equilibrando demandas sociais, econômicas e ambientais, com orientação de especialistas e representantes da sociedade civil. O projeto também faz parte da "Temporada França-Brasil" e integra uma programação extensa.

Museu Nacional

Até 24 de agosto, o Museu Nacional da República, em Brasília, exibe a mostra "Alumbramento", sob curadoria de Nathalia Grilo e integrante da 18ª edição do Festival Latinidades. A exposição reúne obras e intervenções de artistas como Antonio Obá, Lucia Laguna, Antonio Bandeira e Oswaldo Guayasamín, propondo uma experiência imersiva que conecta criação, espiritualidade, território e resistência.

Arte urbana

Até o dia 24 de agosto, o "Festival de Arte Urbana Vulica Brasil" estará na capital. O encontro internacional de arte urbana irá transformar os murais espaços do Conic e do Setor Comercial Sul. Além disso, os encontros contam com oficinas, bate-papos, apresentações músicas e ações ambientais e sociais.

Agosto junino

A Festa Junina não acabou no DF! Nos dias 15,16 e 17 de agosto, a partir das 18h, o "Distrito Junino" irá se reunir na Praça do Trabalhador, em Ceilândia. Vai ter apresentações de quadrilhas, forró e muita comida típica.

Festival COMA

Entre os dias 16 e 24 de agosto, Brasília será palco da 8ª edição do Festival CoMA - Consciência, Música e Arte, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília). A exemplo de 2024, o evento se estende por dois finais de semana e conta com o tradicional CoMA em Família, nos dias 16 e 17, a partir das 10h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site festivalcoma.com.br/ingressos, ficando disponíveis sempre um dia antes de cada atividade. Com classificação livre, o CoMA em Família oferece uma programação pensada para todas as idades, reunindo oficinas, espetáculos, atividades culturais e três feiras temáticas voltadas à valorização da diversidade. Mais informações estão disponíveis no site e na bilheteria do CCBB.

Raízes musicais

Em meio a um cenário em que os palcos muitas vezes priorizam modismos e a essência da música é ofuscada, Brasília ganha novo fôlego com o Projeto Raízes Musicais. Idealizado pelo maestro Rênio Quintas, o projeto destaca artistas com trajetórias sólidas no Brasil e no exterior, mas que ainda enfrentam desafios para se apresentarem em sua própria cidade. Após a estreia com Alberto Salgado, o Teatro dos Bancários recebe, no dia 15 de agosto (sexta-feira), o segundo show da temporada: Célia Porto ao lado do Rênio Quintas Trio, em uma noite dedicada à música brasileira em sua expressão mais autêntica. Com apresentações mensais até dezembro, o Raízes Musicais propõe um resgate da escuta atenta e da arte que emociona, representa e resiste. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.

Nas ondas do blues

Com o objetivo de desconstruir a ideia de que o blues é, essencialmente, um gênero melancólico, o jornalista, radialista e cientista social Alexandre Rocha lança o livro *Shake That Thing: antropologia, história, significação e erotismo no blues*. A obra será apresentada em quatro locais do Distrito Federal, sempre acompanhada de shows que celebram as diversas vertentes do blues, com ênfase em seu caráter sensual. Fruto de quase 40 anos de pesquisa, o livro investiga o gênero musical a partir de cinco eixos — história, música, poética, dança e performance —, questionando a imagem tradicional do blues como música de lamento. Ao destacar seu aspecto erótico, Alexandre oferece uma leitura original e interpretativa sobre esse influente e secular gênero afro-americano, evidenciando sua complexidade e riqueza cultural.