Um DF de opções de lazer

Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade

Por

FESTIVAL

HIP HOP EM CENA

Ceilândia e Santa Maria recebem, em agosto, a Caravana Os Crias da Perifa, um dos maiores eventos de hip-hop do DF, com foco na juventude periférica. Gratuita, a programação acontece nos dias 8 e 9 na Praça da Bíblia (Ceilândia), e 30 e 31 ao lado da Administração de Santa Maria. Com shows, oficinas e batalhas, a ação do Instituto de Empoderamento Social aborda temas como racismo, violência e exclusão, usando a arte como resistência e transformação.

SÃO JOÃO NO PLANALTO

O estacionamento do Ministério do Turismo será tomado pelo forró em comemoração aos 18 anos de "O Maior São João do Cerrado", festa junina fora de época que ocorre de 13 a 17 de agosto na Esplanada dos Ministérios. O evento consolidou Brasília no circuito junino e movimenta o turismo e a economia, especialmente no Nordeste. A parceria com o Ministério do Turismo reforça a relevância da celebração, que atrai milhares de pessoas e contribui para o desenvolvimento cultural e econômico do país.

MIRAGEM NO CERRADO

Dos dias 7 a 15 de agosto, a região central de Brasília recebe o Festival 'Agosto é uma Miragem', uma iniciativa que propõe transformar o mês mais seco do ano em um ciclo de renovação criativa, poética e sensível, com uma programação diversa que une música, literatura, teatro, espiritualidade, festa e misticismo. O evento acontece em cinco espaços conhecidos da população na capital, como Casa da Cultura da América Latina, Ãmbar, Distribuidora El Cubano, Birosca e Livraria Platô.

BANDAS DE GARAGEM

O Shopping Pier 21, em parceria com o WL Instituto de Música, promove o 1º Concurso de Bandas de Garagem, voltado a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos do DF. Gratuito, o evento busca incentivar a produção musical e revelar novos talentos, com inscrições abertas até 6 de agosto pelo Instagram @wlmusica. Os participantes devem enviar um vídeo com performance ao vivo de até três minutos. A final será no dia 23 de agosto, às 12h, no palco do shopping. Adultos podem atuar apenas como mentores.

JUVENTUDE NEGRA

O Festival Itinerante da Juventude Negra inicia sua programação em Santa Maria, com oficinas gratuitas de teatro, dança e circo de 6 a 9 de agosto, e apresentações culturais nos dias 8 e 9, às 19h30, na CL 205, Lote 03 B. O projeto, que passará também por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Taguatinga ao longo de agosto, oferece formação artística e promove uma seleção pública de 40 grupos culturais. Os mais votados integram a programação oficial e recebem premiação de R$ 2 mil. As oficinas seguem uma mesma grade horária em todas as regiões, com atividades pela manhã e tarde.

FANTASIA INFANTIL

O Coletivo Truvação apresenta o espetáculo de rua "A Batalha do Portal" nos dias 9 e 10 de agosto, às 19h, na Biblioteca Vó Philomena, no Núcleo Bandeirante. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 10 anos, a peça integra a Trilogia do Infinito e traz uma história ambientada em Ondeolândia, onde três famílias disputam um portal mágico. Com direção de Ana Matuza, a montagem reúne fantasia, humor e crítica social, e conta com trilha ao vivo, intérprete de Libras e audiodescrição.

ARQUITETURA EM CENA

De 13 a 17 de agosto, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, recebe a quinta edição do Cinema Urbana - Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura, único festival do gênero no Brasil. Com entrada gratuita, a programação reúne filmes inéditos, oficinas, palestras, sessões infantis e lançamentos de livros, refletindo sobre arquitetura, cidades e sustentabilidade. A abertura será no dia 13, às 20h, no Cinesystem Caixa do CasaPark, com o filme "Architecton", de Viktor Kossakovsky. Esta edição traz filmes que refletem sobre como os arquitetos e urbanistas podem atuar para a construção de espaços resilientes e acessíveis, garantindo mais segurança e dignidade para todas as populações.

HOMENAGEM AO CIRCO

No dia 17 de agosto, Taguatinga recebe a Lamparina - Primeira Mostra de Circo da cidade, no Batalhão das Artes, das 11h às 23h, com entrada gratuita. Idealizado por Bruna Luiza, o evento homenageia o palhaço Mestre Mandioca Frita, figura histórica do DF, e reúne artistas locais e do Ceará em uma grande celebração da cultura popular. A programação conta com apresentações de grupos como As Desempregadas, Circo Travessia, Trupe Raiz do Circo, Casa Moringa, Batidão Sonoro, DJ Dielle, Eduardo Show da Vida e Alysson Lemos.

DESCOBERTA E FASCÍNIO

Em seu romance de estreia, O Descobrimento da Terra, Bruno Lago propõe uma reflexão sobre fé, escolhas e lideranças espirituais em uma narrativa distópica inspirada nas Grandes Navegações. A trama acompanha a chegada de seres dourados vindos do espaço, numa analogia à recepção dos colonizadores europeus pelos povos originários. Após destaque na Amazon, o livro ganha edição impressa pela Editora Tagore, com lançamento em Brasília, no dia 14 de agosto, às 17h, na livraria Sebinho.

OLHOS EM ARTE

De 5 a 15 de agosto de 2025, a Galeria Espelho D'Água, na Câmara Legislativa do DF, recebe a exposição "O Que Nos Toca", de Bety Alvarenga, que propõe uma experiência sensorial inclusiva com entrada gratuita. A mostra apresenta 15 obras em 3D, com releituras táteis de artistas como Michelangelo, Da Vinci, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, permitindo que pessoas cegas explorem a arte por meio do toque. Feitas com papel, lã, algodão e tecidos, as peças contam com identificação em Braile e audiodescrição, promovendo acessibilidade e ampliando o alcance da arte para além da visão.

PALCO EM MOVIMENTO

No dia 8 de agosto, às 17h, a Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, será palco do espetáculo "Trupe", da Focus Cia de Dança, como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos. Dirigida por Alex Neoral, a apresentação ao ar livre homenageia artistas mambembes, com oito bailarinos percorrendo 150 metros em formato de cortejo, surpreendendo o público com coreografias, gestos e expressões. A performance antecede o espetáculo "Carlota - Focus Dança Piazzolla", que será apresentado nos dias 9 e 10 no Teatro Nacional. Gratuita, a obra já passou por festivais na Espanha e no Canadá.