Um DF de opções de lazer
Confira atrações culturais em todas as regiões da cidade
CARNAVAL
Bloco das montadas
O Bloco das Montadas já é um clássico no domingo de carnaval de Brasília e neste ano vai ocupar a área externa do Museu Nacional da República, no dia 2 de março. Para a festa da diversidade, promovida pelo coletivo Distrito Drag, as atrações são Tati Quebra Barraco, Aretuza Lovi, Romero Ferro e Ane Êoketu, que se apresentam a partir das 13h. Para celebrar os ritmos brasileiros, tema desta edição, a mistura sonora tem funk carioca, pop, tecnobrega, forró, sofrência, frevo e samba.Integram a lista de atrações, a bateria da escola de samba Capela Imperial, as DJs Ella Nasser e Patty Peronti e a Banda do Bloco das Montadas, que faz sua estreia. Um show de carnaval composto por um elenco de drag queens é um dos destaques do bloco neste ano.
Folia roqueira
Para os amantes do rock, qualquer momento é propício, inclusive em meio ao clima de confete e serpentina. Pensando nisso, a banda Segundo Tempo preparou um setlist especial para embalar aqueles que fogem da folia tradicional. No repertório, além das composições autorais do grupo, haverá sucessos do pop/rock dos anos 90 e clássicos do samba-rock de Tim Maia e Jorge Ben, tudo isso combinado à performance eletrizante da banda, com muito swing, energia roqueira e o diferencial dos metais. A noite de 1º de março, no Carnaval do UK Music Hall, será dedicada ao rock. Na palco, além da Segundo Tempo, a banda Zero 10.
PROJETO
Capacitação e oficinas
Estão abertas as inscrições para o PROFISSIONALISA 2025, programa do Instituto Saber Amar (ISA) que oferece capacitação profissional gratuita em produção cultural e maquiagem. Voltado prioritariamente para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN e pessoas com deficiência, o projeto tem o objetivo de promover inclusão social e ampliar o acesso ao mercado de trabalho. São 30 vagas disponíveis por turma e as inscrições vão até o dia 24 de fevereiro. O projeto, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), conta com uma carga horária total de 80 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, palestras vocacionais, estágio supervisionado e uma formatura no formato de Sarau Cultural.
Cultura americana
'History & Culture' (história e cultura) se encontram em mais uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson, que traz ao público uma programação com experiências interativas no seus Resource Centers. As atividades propõem um olhar sobre trajetórias marcantes e expressões culturais que transformaram a sociedade americana ao longo do tempo. Por meio da experimentação e da arte, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de explorar narrativas inspiradoras e refletir sobre o impacto da cultura na construção do presente. Atividade gratuita e aberta ao público.
FESTIVAL
Festival de Música Autoral
O Festival MVMA Valorização promete uma jornada única, onde cada acorde, cada batida e cada voz nos lembra que a música é, acima de tudo, uma força que nos conecta e nos transforma. Com 16 atrações confirmadas, entre emergentes e consagrados, o festival acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Torre de TV, com entrada franca e trará uma mistura de ritmos, estilos e histórias que refletem a riqueza da música independente. Das 16 atrações, 14 são do DF e foram selecionadas a partir de chamamento público, e duas já estão com carreira, de projeção nacional e internacional, consolidada. Que encerram os dois dias do Festival, Phillipe Seabra, líder da Plebe Rude, no sábado, 22, e Brothers of Brazil, com Supla e João Suplicy, no domingo, 23. A programação tem início às 15h e vai até às 23h, em ambos os dias.
Festival DNA Brasil
As cores, sabores, ritmos, a história e a cultura do Brasil vão se unir na capital do País no pré-carnaval. Idealizado pelo No Setor e realizado com o fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o Festival DNA Brasil chega em sua primeira edição com o mote de "Brasília, a capital de todos". O evento vai ocupar o Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek de 21 a 23 de fevereiro com rodas de debates, oficinas e bandas dos 4 cantos do País. Quem for ao evento poderá ainda conhecer um pouco da culinária de Norte a Sul.
EXPOSIÇÃO
Souvenirs para Brasília
Cigarras e o Marco Zero da capital são fontes de inspiração. Vasos com as formas de cobogós e das pilastras dos blocos da nossa capital; os famosos quadriláteros do Teatro Nacional deram vida à proposta Madeira Trama; a Catedral, os Candangos e a Capivara se transformaram em jogo de encaixe feito com plásticos reciclados e a Caliandra, uma espécie nativa do Cerrado brasileiro, é a imagem da joia confeccionada em prata e bordada em linha de seda. Esses e outros objetos estão em exposição de 18 a 24 de fevereiro, no Museu de Arte de Brasília (MAB), e é o resultado do BDWMEETING 24, projeto que surgiu com o propósito de fomentar o Movimento Brasília Cidade do Design ao propor uma conexão entre designers e artesãos do Distrito Federal para a troca de ideias e a colaboração no desenvolvimento de produtos criativos e inovadores de modo a diversificar a oferta de souvenirs que representam a identidade de Brasília.
Memorial dos Povos Indígenas
O Memorial dos Povos Indígenas Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK) inaugura duas exposições temporárias que celebram a diversidade cultural e a riqueza artística dos povos originários do Brasil no sábado, 22 de fevereiro, a partir das 15h. As mostras fazem parte do edital de incentivo promovido pela gestão do projeto educativo da ONG Amigos da Vida, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e ficarão abertas até o dia 23 de março.
A Revolução Pelo Afeto
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília convida o público para a exposição "Nise da Silveira - A Revolução Pelo Afeto", que celebra os 120 anos de nascimento da renomada médica psiquiatra e cientista brasileira. A mostra, que fica em cartaz até 23, oferece uma experiência imersiva, apresentando cerca de 200 trabalhos de 38 artistas visuais.