CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês

Prova objetiva será aplicada em 288 cidades no dia 5 de outubro

Por

Revisar conteúdos ou estudar novas matérias? Fazer simulados de provas, identificar quais assuntos ainda precisam de mais atenção dos candidatos da segunda edição o Concurso Público Nacional Unificado ou descansar?

Os mais de 761 mil inscritos confirmados no CNU 2025 precisam gerenciar o tempo nesta na reta final do certame, pois falta exatamente um mês para a realização das provas objetivas.

A segunda edição do concurso é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Diferentemente do CNU 2024, que teve as duas provas (objetiva e discursiva) aplicadas em um único dia (18 de agosto do ano passado), a segunda edição do chamado Enem dos Concursos terá provas realizadas em dois dias — a primeira fase em 5 outubro e a segunda em 7 dezembro.

Na primeira etapa, as provas serão aplicadas no turno da tarde, porém em horários diferentes:

Para cargos de nível superior (blocos temáticos 1 a 7), as provas objetivas serão realizadas das 13 horas (h) às 18 horas, no horário oficial de Brasília.

Já os candidatos a cargos de nível médio/técnico (blocos 8 e 9) terão horário reduzido, de 13h às 16h30h.

Em todos os casos, os portões dos locais de provas serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.

O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização da prova objetiva por, no mínimo, duas horas após o seu início, e de, no mínimo, uma hora após o início das provas discursivas, em 7 de dezembro.

Os inscritos que tiveram a solicitação de atendimento especializado aprovada para concessão de tempo adicional terão mais 60 minutos para realização das provas.

Prova objetiva

O CNU 2025 registrou 761.528 inscritos confirmados em 4.951 municípios. As provas serão aplicadas pela FGV em 228 cidades de todas as unidades da federação.

Para os cargos de nível superior, a prova objetiva será composta por 90 questões, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 60 questões de conhecimentos específicos.

A prova objetiva para os cargos de nível intermediário será composta por 68 questões de múltipla escolha.

Os locais exatos das provas do certame, por questões de segurança, somente poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir de 22 de setembro, quando for divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), no site do concurso.