Jornada de transformação e esperança
Fazer acontecer uma realidade nova, bonita e melhor para todos. Julho é o mês de recesso escolar, porém, concentra uma intensa programação para estudantes do 9°ano EF ao Ensino Médio e ex-alunos do Marista Brasil que voluntariamente optam por um "verdadeiro itinerário de encontro com o outro do jeito como Maria pensou". Isso porque é justamente nessa época que os Colégios e Escolas Maristas realizam as ações do Missão Solidária Marista (MSM), envolvendo várias regiões do país em prol de ações sócio transformadoras relacionadas a diferentes experiências e ações práticas de voluntariado.
O Missão Solidária reúne 1200 jovens, educadores, colaboradores e Irmãos Maristas de todo o Brasil. Keles de Lima, coordenador de evangelização do Marista Brasil, destaca a potência transformadora da iniciativa. "Ao ser realizada em comunidades diversas espalhadas no território brasileiro, envolvendo 1.200 estudantes em média, os jovens experimentam a força transformadora da escuta, do serviço e da sua presença significativa em toda programação realizada seja nas visitas, formações, celebrações, espiritualidades, oficinas com as comunidades", explica.
O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania. Durante cinco dias em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais. Neste ano, as benfeitorias da missão acontecem em duas modalidades, local e regional, abrangendo seis cidades: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), entre maio e outubro. Em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais. "O Missão está pautada na educação para a solidariedade, por meio da vivência e participação dos estudantes como voluntários em diversos contextos. Essas atividades podem ocorrer tanto em unidades maristas, como escolas sociais, quanto em outros espaços distribuídos pelo território brasileiro. A riqueza do Missão ultrapassa os muros, muitos estudantes acabam criando vínculos com a instituição ou junto com as crianças, ou junto com as famílias após isso", comenta o assessor de Identidade, Missão e Vocação da Regional Brasília do Marista Brasil, João Carlos de Paula.
No Centro Social Santo Aníbal, no Guará 2, bairro do Distrito Federal (DF), e sob o mote de "Cidadãos da Esperança", o Missão envolverá cinco estudantes do Marista Champagnat - Taguatinga e 39 do Marista de Brasília, além de 80 ex-alunos que agora são universitários para realizar um cronograma de trabalhos entre os dias 14 e 18 de julho.