Por:

Estudo: cidades quentes sofrem mais com a dengue

Cidades mineiras com médias mínimas diárias de 21,2 °C tiveram mais casos | Foto: Reprodução

Cidades de Minas Gerais com média de temperaturas mínimas diárias de 21,2 °C tiveram mais casos de dengue em um período de dez anos, é o que aponta um estudo de pesquisadores da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Os resultados da pesquisa foram publicados ontem, na revista Cadernos da Saúde Pública. Minas Gerais é um dos locais com maior incidência de casos prováveis de dengue.

Segundo a pesquisa, a incidência de dengue e a temperatura mínima da atmosfera têm uma relação que os pesquisadores chamam de não linear (isto é, não aumenta igualmente uma para a outra). Dependendo da intensidade, essa variável pode ser fator de risco ou de proteção: o frio moderado e extremo funciona como fator "protetivo" e o calor moderado é associado a um maior risco de infecções.

A análise utilizou um levantamento de variação de temperatura média diária em um período de dez anos (de 2010 a 2019), em 66 microrregiões de Minas Gerais. No entanto, apenas 38 delas foram consideradas, uma vez que algumas não registraram casos de dengue suficientes para análise. Os dados dos casos de dengue são do DataSUS e os de clima são do entro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

A variação das temperaturas mínimas geralmente registrada nas madrugadas foi ampla: de 2,5 °C, em Pouso Alegre, no sul de Minas, a 26,5 °C em Frutal e Ituiutaba, ambas no oeste do estado. A incidência de dengue no período de análise foi menor em regiões com média de temperaturas mínimas diárias de 11,6 °C a 13,7 °C, classificadas como frio extremo e moderado pelos pesquisadores.

A incidência também diminuiu levemente em cidades com média de temperaturas mínimas diárias de 22,4 °C, classificada como extremamente quente pelos pesquisadores.

"As temperaturas mínimas são as mais utilizadas em estudos do tipo. A ideia é que por ser uma temperatura limítrofe, ela é correlata com as temperaturas mais quentes e ainda captura o efeito do frio, que pode ser limitante para o desenvolvimento do mosquito", explica o coautor da pesquisa, João Pedro Medeiros.

As temperaturas influenciam tanto a sobrevivência do Aedes aegypti quanto a do vírus da dengue. Estudos anteriores já haviam mostrado que a faixa de temperatura ideal para o desenvolvimento do mosquito é de 16 °C a 34 °C.

Por: Luana Lisboa (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.